domingo, 15 de junho de 2008

Mais um bom resultado para o Formiga

A terceira jornada dupla da Formula Renault 2.0 NEC (North European Competition), que decorreu no circuito finlandês de Alastaro, deu a António Felix da Costa, o "Formiga", mais um pódio na sua temporada de estreia nos monolugares.

Nas duas sessões de treinos, o piloto português da Motorpark Academy teve sortes diferentes. Na primeira sessão, conseguiu o quarto tempo, mas viu essa melhor volta anulada, por tê-la conseguido em situação de bandeiras amarelas. Sendo assim, largou do nono lugar da grelha. Na segunda sessão de treinos, as coisas correram melhor, e conseguiu um lugar na primeira fila, a 3 décimas da "pole-position".

Na primeira corrida, faz uma partida-canhão, chegando ao quarto posto no inicio da segunda volta. contudo, os comissários de pista detectaram que o piloto português tinha feito uma falsa partida, e foi penalizado com um "stop and go", baixando para o 14º posto final.

Na segunda corrida, largou melhor, e assumiu a liderança, passando o actual lider do campeonato, o finlandês Valteri Bottas. Mantecve-se no comando durante algum tempo, mas um problema na pressão dos pneus fez com que perdesse a liderança, terminando no segundo posto final.

No final das corridas, Felix da Costa estava com sentimentos antagónicos: "Foi pena termos recebido a penalização na primeira corrida pois sentia-me capaz de lutar pelo primeiro lugar. O Bottas está cada vez mais ao meu alcance e atendendo a que este é já o seu último ano de competição, e que eu estou ainda no meu primeiro ano, posso-me considerar bastante satisfeito com os resultados obtidos até agora e muito optimista para as próximas corridas. Conseguimos mais um grande pódio na segunda corrida e saio de Alastaro com um terceiro lugar geral consolidado no campeonato e ainda com o título de melhor rookie".

A próxima prova da Formula Renault 2.0 NEC terá lugar nos dias 5 e 6 de Julho, no circuito alemão de Oscherleben, onde o Formiga irá atacar o segundo lugar do campeonato.

A capa do Autosport desta semana

A capa desta semana refere duas coisas: as 24 Horas de Le Mans e a Formula 1. No primeiro caso, acho que o título é feliz, pois se virem bem, a Audi aproveitou a chuva para ganhar a corrida, pois tudo estava a favor da Peugeot, e no final, a marca francesa ficou a perder, e o carro do Lamy foi o mais azarado...


O segundo assunto é pertinente, pois estamos a falar do mais recente vencedor de um Grande Prémio: o polaco Robert Kubica. Nesta edição, vem uma entrevista feita ao piloto polaco, provavelmente a falar não só da sua mais recente vitória no Canadá, bem como outros aspectos da sua carreira...


Já agora, para terminar, uma nota de atenção: acho que devia ter havido chamadas de primeira página em relação ao Rali da Turquia, por exemplo. Não digam que não havia espaço, pois dava-se um jeito no Robert e punha-se um quadradinho a mostrar o Ford do Hirvonnen a saltar...

Extra-Campeonato: Era a feijões...



Os portugueses foram jogar com a Suiça, com tudo decidido e com as segundas escolhas, contra uma Suiça, co-anfitriã, e irremediavelmente eliminada da competição. Resultado? Perderam 2-0, com um bis de Hakan Yakin.


E certo que houve algum azar pelo meio: uma bola à barra e outra ao posto, quando tudo indicava que era golo. Depois, adormeceram, e deixaram que a Suiça (que jogava pela honra e glória, em casa) marcasse os seus golos. E no final, merecemos perder. Ficou-se com a ideia de que estavam a pensar já na quinta-feira, contra sabe se lá quem... Venha o Diabo e escolha?




Mas no final do jogo, tirei a seguinte conclusão: sem as primeiras escolhas, estamos perdidos.

À mesma hora, mas em Genebra, tinhamos duas selecções que jogavam o tudo por tudo neste jogo: Turquia e Republica Checa. Até a 15 minutos do fim, todos se tinham convencido que os checos passavam e os turcos rumavam para casa. Mas eles deram a volta, com três golos, dois deles marcados por Nihat, e mereceram uma sofrida passagem para os quartos de final. A esta hora é festa rija em Istambul!

Ultima Hora: Acidente em rali italiano mata navegador

O rali Vale Ossone, prova a contar para o campeonato italiano de ralies, ficou esta tarde marcado pela tragédia, quando um Clio S1600, guiado pelo piloto local Davide Reidmann, despistou-se, ferindo-o gravemente e matando o seu navegador, Omar Pedrazzoli.


O acidente ocorreu na sétima especial do dia, e a prova foi imediatamente suspensa.


Já não é a primeira vez este ano que um acidente mortal acontece numa prova do campeonato italiano de ralies. Em Abril, na prova de abertura do campeonato, o Mitsubishi Lancer de Andrea Aghini atropelou mortalmente uma espectadora que tinha atravessado a estrada para poder apanhar o seu cão. A prova fora também suspensa.

WRC - Rali da Turquia (Final)




E desta vez, a Ford levou a melhor. No Rali da Turquia, Mirko Hirvonnen venceu pela segunda vez este ano, e com este resultado reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com um avanço de três pontos sobre Sebastien Löeb, que terminou o rali no terceiro lugar da geral.



Se ontem, o facto de terem cedido a liderança ao piloto francês era uma forma dele limpar a pista, para que Hirvonnen e Latvala pudessem acelerar e passar o francês, também servia para que pudessem consolidar a liderança nas etapas de hoje. E assim foi: Hirvonnen e Latvala fizeram a dobradinha na Ford, com 7,9 segundos de diferença entre os dois, enquanto que Löeb era terceiro, a 25,7 segundos do primeiro classificado.


Depois do pódio, veio o segundo Citroen C4, de Daniel Sordo, que ficou a uns distantes 2 minutos e 25,6 segundos, seguidos os irmãos Solberg, com Henning, num Ford, a superiorizar-se a Petter, no Subaru Impreza WRC 08, e para fechar os pontos apareceram o Ford-Stobart do inglês Mattew Wilson e o Citroen C4 privado do zimbabweano Conrad Rautenbach.


Quanto à categoria de Produção, a vitória foi para o austriaco Andreas Aigner, que ganhou a sua terceira prova em quatro possiveis, acentuando a sua liderança no campeonato. Quanto a Armindo Araujo, conseguiu levar o seu Mitsubishi Lancer para o quinto posto final, conseguindo quatro preciosos pontos no campeonato. Quanto a Bernardo Sousa, depois de ter abandonado ontem devido a um acidente envolvendo um espectador, voltou e chegou ao fim na 11ª posição na categoria.


"Se o rali tivesse sido só hoje podia dizer que tinha sido excelente. Como não foi, acho que posso dizer que correu razoavelmente e que mais uma vez cumprimos os nossos objectivos ao terminar a prova", refere o jovem piloto madeirense. "Saio sem dúvida mais forte deste rali", garante.



Para Armindo Araujo, num rali com imensos problemas este quinto lugar final era para o piloto português, o mais positivo:

"Queríamos recuperar lugares, mas logo na fase inicial do troço grande começámos a ter problemas com os amortecedores e tivemos que dosear o andamento. Este é um campeonato cheio de imprevistos e é muito importante terminar as corridas. Desde o momento que percebemos que não tínhamos condições para discutir a vitória, optámos por não cometer erros infantis e conseguimos chegar ao top cinco e somar quatro importantes pontos", afirmou Araujo no final do rali.


Agora, Araujo é quinto no campeonato, após ter cumprido três provas do campeonato, e terá dois meses para se preparar para a etapa seguinte, na Nova Zelândia, onde acalenta grandes esperanças por um bom resultado. "Temos 12 pontos e agora vamos trabalhar durante estes dois meses para chegarmos bem preparados à Nova Zelândia, prova de que gosto bastante e onde no ano passado comandei de forma algo tranquila até perder muito tempo com problemas com um diferencial. Espero este ano poder lutar de novo pela vitória", concluiu.

Le Mans 2008 - Final da corrida





A seis horas do final, os dados alteraram-se: a chuva apareceu, e a Audi conseguiu ultrapassar a Peugeot na liderança, e nunca mais a largou, ganhando aqui mais uma vez, quando tudo indicava que seria a marca do leão a conquistar a sua primeira vitória na mítica corrida, com o seu 908 HDi FAP.



Assim sendo, desde 2000, e exceptuando 2003, altura em que os Bentley ganharam, a Audi foi sempre a equipa vencedora na mítica prova disputada em terras francesas. E se há um homem que pode simbolizar esse dominio, é o dinamarquês Tom Kristensen: até agora, venceu a prova por oito vezes! E este ano, no lugar mais alto do pódio, teve a companhia do italiano Rinaldo Capello e do escocês Alan McNish.



Quanto à Peugeot, a frustração era obvia: dominaram grande parte da corrida, e têm sido os grandes dominadores da temporada europeia da Le Mans Series. Mas primeiro, os problemas do carro numero 7, de Lamy/Sarrazin/Wurz, quintos no final da prova, e depois a mudança nas condições metereológicas e uma melhor estratégia nas boxes, fizeram com que o Audi fosse melhor do que o Peugeot numero 8 de Minassian/Gené/Villeneuve. Por pouco, o Jacques não igualava Graham Hill...



No terceiro posto ficava o terceiro Peugeot, de Montagny/Zonta/Klien, que superaram o segundo Audi em pista, o numero 1 de Biela/Pirro/Werner, ambos à frente do Peugeot numero 7.



Na categoria LMP2, o Porsche RS Spyder dos holandeses da VM Racing, com Verstappen/Bleekmolen/Van Merkstejin foi o vencedor, com os portugueses da Lola ASM da Quifel, com Amaral/Pla/Smith, a serem os quartos na sua categoria.

Uma nota final para o Dome S102: apesar de ter ficado atrasado no pelotão, a siua performance surpreendeu tudo e todos, e começou-se a falar que isto pode ser a ponta de lança de algo maior: um protótipo hibrido com o apoio oficial da Toyota?

E já foram as 24 Horas de Le Mans 2008. Agora, que venha 2009!

WTCC - Brno (Corrida)

Antes que acabasse as 24 Horas de Le Mans, tivemos no circuito de Brno as corridas da rodada checa do WTCC. Esta foi a corrida dos BMW, com Alex Zanardi e Felix Portero a lutarem entre si para ver quem seria o piloto a conseguir a segunda vitória do ano para a BMW. E no final, o feliz contemplado foi o piloto italiano, com Portero em segundo, e o suiço Alain Menu, que levou o seu Chevrolet Lancetti ao terceiro posto.

Quanto a Tiago Monteiro, o azar bateu-lhe à porta: partindo do sexto posto, tentou uma manobra arriscada na primeira curva, passando alguns adversários, mas levou um toque do seu companheiro, o italiano Gabriele Tarquini, provocou uma monumental "atravessadela" do seu Seat Leon TDI, bem no miolo do pelotão.



O toque entre os dois pilotos da Seat Sport apenas foi prejudicial para o português, que caiu para o 11º lugar, e onde perdeu ainda mais dois lugares durante a corrida, terminando-a na 13ª posição final.


A segunda corrida foi muito mais emocionante: diversas batalhas pelos primeiros postos, com travagens disputadas ao milimetro, e os inevitáveis toques, fizeram com que os lugares pontuaveis fossem duramente disputados. Gabriele Tarquini liderou toda a prova, mas o pesado Seat teve que conter, no final, os ataques do BMW de Alex Zanardi, que partindo do oitavo posto, e após ter-se livrado do pelotão, ganhava um segundo por volta, até quase ficar lado a lado com o seu compatriota na linha de chegada, mas Tarquini levou a melhor.


Após os dois italianos, o inglês Rob Huff ficou com o terceiro posto, repetindo o feito da primeira corrida, com Menu ao volante. Quanto a Tiago Monetiro, esteve muito envolvido nas baltalhas do meio do pelotão, mas um toque com o BMW privado de Sebasteien Englester fê-lo atrasar um pouco, acabando na 11ª posição final.

Le Mans 2008 - A situação após 12 horas de corrida

Estão a ser bem disputadas as 24 Horas de Le Mans de 2008. Após metade da corrida disputada, Audi e Peugeot disputam a vitória, ocupando as seis primeiras posições da classificação geral. Neste momento, quem lidera é o Peugeot numero 7 de Nicolas Minassian, Marc Gené e Jacques Villeneuve, com o canadiano a fazer o seu turno. Apesar de um pião, quando era a vez de Minassian a conduzir, manteve a liderança, com uma vantagem de quase três minutos sobre o Audi numero 2 de Alan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristiensen.

Nas posições seguintes, estão o Peugeot numero 9 de Franck Montagny, Ricardo Zonta e Christian Klien, a uma volta da liderança, e os Audis numeros 3 (Luhr/Premát/Rockenfeller) e 1 (Biela/Pirro/Werner), ambos a 2 voltas do lider. Já o Peugeot numero 8, de Pedro Lamy, Stephane Sarrazin e Nicolas Minassian, conseguiram recuperar até à sexta posição, mas novos problemas fizeram-no perder 15 mintutos, caindo para o sétimo posto, a oito voltas do lider.

O melhor carro a gasolina é agora o Pescarolo de Harold Primat, Olivier Tisenau e Bernard Treulyer, que é sexto classificado, enquanto que o outro Pescarolo, da Rollcentre, com a tripla João Barbosa, Stephane Gregoire e a belga Vannina Ickx, está na 12ª posição.

Na categoria LMP2, O Porsche da VM Motorsport, agora com Jos Verstappen ao volante, mantém-se no comando, e é décimo na geral, enquanto que Guy Smith colocou o Lola da Quifel ASM na quarta posição da classe, depois dos problemas mecânicos do Lola Coupé.

GP Memória - Belgica 1958

Depois de um interregno de mais um mês no calendário, onde se correram as 500 Milhas de Indianápolis, disputado apenas pelos americanos, a Formula 1 voltava a acção no longo circuito de Spa-Francochamps, com a Vanwall e a Ferrari a disputarem frenéticamente pelo título de pilotos e de construtores, uma novidade introduzida nesse ano.



Nesse ano, Spa-Francochamps estava de volta ao calendário, depois de uma ausência no ano anterior, para fazer reparações no circuito. Devido a isso, a pista estava mais rápida, e os recordes de pista cairam rapidamente. A Ferrari tinha trazido quatro pilotos: Luigi Musso, Mike Hawthorn, Peter Collins e o local Olivier Gendebien, no qual tinha sido pintado o seu Ferrari de amarelo, pois corria sob bandeira belga... Na Vanwall, Stirling Moss, Stuart Lewis-Evans e Tony Brooks eram os pilotos da equipa.



Nas outras equipas, a BRM trazia Harry Schell e Jean Behra, a Cooper tinha Roy Salvadori e Jack Brabham e a Lotus tinha Cliff Allison e Graham Hill. Para compôr a grelha, estavam os vários Maserati 250F privados, guiados por pilotos como Maurice Trintignant, Jo Bonnier ou a piloto italiana Maria Teresa de Fillipis. Ela conseguiu não só se qualificar, mas também de acabar a corrida no décimo posto final.

Nos treinos, Mike Hawthorn foi o melhor no seu Ferrari, seguido do seu companheiro Luigi Musso, e surpreendente Maserati do americano Masten Gregory, que corria pelos italianos da Centro-Sud. O melhor Vanwall era Tony Brooks, no quinto posto, atrás de Peter Collins, no terceiro Ferrari. Moss era nono na grelha, atrás de Gendebien, no Ferrari amarelo.


Na corrida, Moss passa para a frente, mas antes de terminar a sua primeira volta, explode o motor quando falha uma marcha. Assim, Brooks herda o primeiro lugar, no qual luta com Peter Collins, trocando entre si até à volta cinco, altura em que o Ferrari do piloto inglês para devido a sobreaquecimento. Assim, Brooks herda o primeiro posto, com Musso e Hawthorn logo atrás. Mas na volta seguinte, o italiano despista-se devido a um pneu rebentado.


A partir dali, Brooks limitou-se a gerir a corrida até ao final, controlando o avanço de Mike Hawthorn, e dando à Vanwall a segunda vitória do ano. Depois destes dois, o terceiro posto ficou nas mãos de outro britânico: Stuart Lewis-Evans, noutro Vanwall. O quarto classificado foi Cliff Allison, que conseguiu dar à Lotus os seus primeiros três pontos, e a acabar nos lugares pontuaveis, ficou o BRM do americano Harry Schell.


Fontes:


Noticias: Surtees e Priaulx condecorados

O ex-piloto de Formula 1 John Surtees e o piloto do WTCC Andy Priaulx foram este fim de semana condecorados pela Rainha Isabel II de Inglaterra pelas suas carreiras competitivas.




Surtees, actualmente com 74 anos, é até agora o unico piloto que ganhou títulos quer nas duas, quer nas quatro rodas, foi condecorado com a Ordem do Império Britânico (OBE), 44 anos depois de alcançar o seu unico título mundial na Formula 1, ao serviço da Ferrari. A sua carrira nas quatro rodas durou de 1960 e 1972, passando por equipas como Lotus, Lola, Ferrari, Cooper, Honda e BRM, tendo conseguido ao todo seis vitórias.

Em 1970, decidiu fundar a sua própria equipa, a Team Surtees, que o manteve até 1978, tendo conseguido dois pódios e três voltas mais rápidas. Por aí passaram pilotos como John Watson, Mike Hailwood, José Carlos Pace, Alan Jones (campeão em 1980 pela Williams) e Vittorio Brambilla, entre outros.

Andy Priaulx, de 33 anos, e actual campeão do WTCC, recebeu o título de Membro do Império Britênico (MBE). Nascido na ilha de Gurnesey, no Canal da Mancha, é actualmente tri-campeão do Mundo de carros de Turismo (WTCC) ao serviço da BMW, Para além dos títulos, ganhos nas últimas três épocas, ganhou também outras provas importantes, como a corrida de Macau, na edição passada. A sua fama é tal que recentemente, a sua ilha lançou uma colecção de selos em sua honra.

sábado, 14 de junho de 2008

Extra-Campeonato: Vão para casa!

Hoje vi concretizar uma teoria que tinha desenvolvido durante a semana: que Portugal, Espanha, Holanda e Croácia eram candidatas, não só a passar à segunda fase, mas que seriam as semi-finalistas deste Euro 2008. Depois de um jogo onde os espanhois andaram a martelar uma defesa sueca que se confortou com o empate ao intervalo, até que David Villa o furou no 92º minuto e deu o 2-1 final perante a Suécia. Mercem o primeiro lugar do grupo, e vão torcer para que calhe o mal menor do Grupo C, ou seja, França, Itália ou Roménia...

Entretanto, quem vai para casa mais cedo é a Grécia, a actual campeã da Europa, que perdeu 1-0 perante a Rússia. Ainda têm zero pontos e zero possibilidades de qualificação, enquanto que a Russia, de Guus Hiddink, ganhou uma boia de salvação para o "tudo ou nada" contra a Suécia.


Vamos ser honestos: neste momento, há muitos portugueses que têm um sorrisinho na boca ao ouvir a noticia. Devem dizer "vingança" em surdina ou não... e Otto Rehagel tem razão, quando disse no final do jogo, acerca da campanha do Euro 2004, no nosso país: "Os milagres se dão a cada 30 anos ou mais. É por isso que se chama milagre." E é por isso que em termos de futebol, sinto que somos os azarados da Europa...

Le Mans 2008 - As primeiras seis horas de corrida

Já começaram as 24 Horas de Le Mans! Depois de uma partida dada pelos astrounautas da Estação Espacial Internacional, para comemorar o centenário do primeiro vôo europeu dos irmãos Wright (no actual sítio da recta das Hunaudrieres). a Peugeot partiu para o ataque, com os seus três carros na frente, liderados pela tripla Pedro Lamy, Stephane Sarrazin e Alexander Wurz, no carro numero oito.

Lamy foi o líder das 24 Horas de Le Mans durante a primeira hora de corrida, sempre escudado pelo seu colega Franck Montagny, com Nicolas Minassian um pouco mais atrás no terceiro carro. O piloto português ainda chegou a assustar "meio mundo" ao entrar para a primeira paragem na boxe apenas após meia hora, 15 minutos mais cedo que o previsto.

Atrás dos três Peugeot, Allan McNish era o melhor representante da Audi, a cerca de 50 segundos do líder, com alguma vantagem sobre os seus colegas. Jean-Christophe Boullion, da Pescarolo Sport, tinha ascendido ao sétimo posto, sendo o melhor dos "outros" depois das paragens, ultrapassando o carro japonês da Dome e o Lola-Aston Martin. Entretanto, João Barbosa, no seu Pescarolo da Rollcentre, conseguira recuperar do 18º para o 13º lugar, embora após uma hora de prova já tenha perdido uma volta para os mais rápidos. O piloto português ultrapassou alguns carros da sua categoria.

Contudo, após três horas de corrida, os problemas começaram a surgir para o Peugeot numero oito: no turno de Alexander Wurz, um problema com a caixa de velocidades, obrigando o piloto austriaco a perder seis voltas, caindo para 27º lugar na geral. O Audi numero 2 de Rinaldo Capello passou para o comando, com os outros dois Peugeot 908 HDi logo a seguir, que mantinham uma vantagem confortável sobre os outros dois Audi R10 TDi.

O melhor dos privados era agora o Dome, sendo pilotado nessa altura pelo japonês Yuji Tachikawa. João Barbosa, no seu Pescarolo da Rollcentre, tinha cedido o volante a Stephane Gregoire, e continuava no 13º posto da geral.

Ao fim de seis horas de corrida, as coisas mudram um pouco: os Peugeot forçaram um pouco mais o andamento, pois eles teriam que parar mais vezes do que os Audi nesta prova. Neste momento, o carro numero 9, com Frank Montagny neste momento ao voltante, era o lider, seguido pelo carro numero 7, a ser guiado neste monmento pelo canadiano Jacques Villeneuve.

No terceiro lugar está o Audi R10 numero 2, agora com o dinamarquês Tom Kristensen ao volante. contudo, apesar da sua experiência, não é capaz de contrariar a performance dos seus adversários franceses. Os outros dois Audi, conduzidos neste momento por Frank Biela e Mike Rockenfeller, respectivamente, já estão a uma volta de Montagny, enquanto que o Oreca-Courage, agora condizido por Soheil Ayari, ocupa o sexto lugar, e é melhor dos carros a gasolina. Quem fez uma grande recuperação foi o Peugeot numero 8, que com Pedro Lamy ao volante, subiu 19 posições e é décimo na geral.

O Pescarolo-Judd da Rollcentre, que já voltou a ser conduzido por João Barbosa, e agora está no turno de Stephane Gregoire, desceu para o 14º posto.

WTCC - Brno (Qualificação)

Para além das 24 Horas de Le Mans, também temos outras provas de pista neste fim de semana. Para começar, temos mais uma ronda do WTCC, que se disputa na pista checa de Brno.

E na qualificação desta tarde, os BMW estiveram melhor, com o italiano Alex Zanardi na "pole-position", conseguido nos instantes finais da sessão de treinos à custa do suiço Alain Menu, da Chevrolet. Na segunda linha marcam presença outro BMW e outro Chevrolet, respectivamente do espanhol Félix Porteiro e do inglês Robert Huff. De seguida, uma linha composta por Leon TDI, com Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro.

Isto demonstra a imensa competitividade da grelha do WTCC. Amanhã decorrem as duas corridas do fim de semana checo.

WRC - Rali da Turquia (Dia 2)



Depois de sabermos ontem que os Ford deixaram passar o Citroen de Sebastien Löeb na liderança, para que ele pudesse abrir a estrada nas classificativas desta manhã, o que prejudica o que vai na frente, os Ford partiram para o ataque, colocando Mirko Hirvonnen na liderança. No final da 13ª classificativa, o finlandês da Ford oficial lidera com uma vantagem de 13 segundos sobre o seu companheiro, Jari-Mari Latvala.



Quem esteve muito tempo no terceiro posto foi o Stobart-Ford de Giggi Galli, mas problemas de motor na 12ª classificativa fizeram-no atrasar, fazendo com que agora, quem ocupa o terrceiro lugar é Sebastien Löeb, agora a 35 segundos de Hirvonnen.



Mais atrás, estão os manos Solberg, com Henning, o mais velho, e num Ford, à frente de Petter, no seu Subaru Impreza oficial, que está a ter um comportamento mais discreto do que na Acrópole.



Entretanto, na categoria de Produção, o azar bateu à porta de Bernardo Sousa. O piloto português teve uma saída de estrada na décima especial cerca de 200 metros após a partida e atropelou um espectador , que, de acordo com informação do site oficial da prova partiu uma perna, suspeitando-se igualmente de um trumatismo craniano.

"Duzentos metros após o principio da especial, demos um toque numa pedra que voou literalmente contra um espectador. Assim que vi a situação parei logo para ver como este estava. Foi um choque para mim e isso fez-me sentir mal. Após falar com a equipa, decidi desistir pois não me achava em condições de continuar", adiantou Bernardo Sousa, claramente incomodado com o sucedido. Quanto à especial, esta foi neutralizada. Quanto a Armindo Araujo, ainda continua em prova.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Extra-Campeonato: A verdadeira laranja mecânica

O Grupo C deste Europeu tinha sido chamado desde a sua formação de "Grupo da Morte" devido à sua constituição: Holanda, Itália, França e Roménia. Todos afirmavam que a Itália e a França eram os candidatos à sua passagem deixando a Holanda pelo caminho. Pois bem... chegamos ao final da segunda jornada neste grupo, e quem pode ficar pela primeira fase são... Itália e França.

E quem maravilha tudo e todos nos estádios helvéticos? Ora, é a Holanda! Depois de ter os visto a ganhar categoricamente à Itália (3-0), hoje vi-os a esmagarem a França como uma barata (4-1). A equipa de Van Basten fez o que quis dos "bleus", e Raymond Domenech viu-os pa passear a sua classe em campo. E agora, depois do empate a zero frente à Roménia, tem que jogar o tudo por tudo contra... a Itália! Quem diria: a reedição do jogo da final de 2006 vai ser um jogo pela sobrevivência...