sábado, 4 de maio de 2013

Youtube Motorsport Classic: O campeonato de Endurance de 1970

No mesmo dia em que a Audi monopolizou o pódio em Spa-Francochamps, dei por mim a ver este video sobre a temporada de 1970 da Endurance. E foi uma grande temporada para a Porsche: os carros inscritos pela equipa de John Wyer, guiados por pilotos como o suiço Jo Siffert, o mexicano Pedro Rodriguez, o finlandês Leo Kinnunen e o britânico Brian Redman, dominaram a competição, vencendo o campeonato do Mundo de Endurance.

Curiosamente, o filme é patrocinado pela marca Gulf, e fala de corridas como os 1000 km de Spa-Francochamps, as 12 Horas de Sebring, a Targa Florio, as 24 Horas de Le Mans, entre muitos outros. E também têm os momentos de glória como a grande corrida à chuva de Rodriguez em Brands Hatch, ou o toque entre Siffert e Rodriguez nos 1000 km de Spa-Francochamps.

Outra curiosidade: o filme sobre as 24 Horas de Le Mans tem uma cena... do filme de Hollywood, com o Steve McQueen! São ao todo 33 minutos que valem a pena.

WRC 2013: Löeb vence o Rali da Argentina

Pode estar a largar os ralis aos poucos, mas ele continua a vencer. Sebastien Löeb venceu esta tarde o Rali da Argentina, conseguindo demonstrar que ele é capaz de desafiar - e bater - Sebastien Ogier, o atual lider do campeonato com o seu Volkswagen. Foram 55 segundos de diferença, mas os suficientes para que o francês, nove vezes campeão do mundo, vencesse pela segunda vez nesta temporada.

As atenções do último dia do Rali estavam focadas no segundo Volkswagen de Jari-Matti Latvala, que decidiu andar ao ataque para apanhar o russo Evgueny Novikov, para chegar ao lugar mais baixo do pódio. Latvala venceu todas as especiais do dia, incluindo o Power Stage, e conseguiu bater o russo por 35,9 segundos. Mas ambos estavam a mais de dois minutos do vencedor.

Sebastien Ogier conseguiu o segundo lugar na Power Stage, e conseguiu mais dois pontos aos 18 alcançados pelo segundo lugar, enquanto que Mikko Hirvonen foi o terceiro, conseguindo um ponto extra, uma fraca compensação pelo sexto lugar final, por causa dos problemas do dia anterior. Na sua frente ficou  o belga Thierry Neuville, enquanto que o outro Ford, o do norueguês Mads Ostberg, ficou com o sétimo lugar final.

Nos últimos lugares pontuáveis ficaram o Volkswagen de Anders Mikkelsen - que conseguiu regressar no modo "Rally2" - o espanhol Dani Sordo, no seu Citroen (que foi batido por... 0,2 segundos!), e o Ford de Martin Prokop, que superou o outro Ford de Gabriele Pozzo. Interessante saber que Daniel Oliveira conseguiu aqui igualar a sua melhor classificação de sempre num rali do WRC, terminando na 12ª posição da geral.

O WRC regressa agora à Europa, onde entre os dias 31 de maio e 2 de junho disputará o Rali da Acrópole, em paragens gregas.

DailyMotion Endurance Live: Seis Horas de Spa-Francochamps, em direto!


FIA WEC - LIVE por fiawec
Este sábado decorrem as Seis Horas de Spa-Francochamps, a segunda etapa do WEC, e a última antes das 24 Horas de Le Mans, onde Audi e Toyota entrarão em duelo para ver quem estará em melhor forma antes da clássica de la Sarthe.

E podem ver isto tudo agora, em direto, neste blog. Que tal?

Youtube Touring Car Video: Aí vem o DTM!

Este fim de semana começa a temporada do DTM, na pista de Hockenheim. E para além da entrada de alguns pilotos como os alemães Timo Glock e o jovem Pascal Wehrlein, por exemplo, vai haver outra grande novidade, que será a transmissão em direto das corridas do campeonato através do seu canal no Youtube.

Para seguir, eis o link para o seu canal em inglês (há também em alemão) e eis um video que serve para aumentar o apetite pela competição.    

sexta-feira, 3 de maio de 2013

WRC 2013 - Rali da Argentina (Dia 2)

O segundo dia do Rali da Argentina ficou marcado pela luta entre Sebastien Löeb e Sebastien Ogier, especialmente com a liderança a trocar de mãos a favor do piloto da Citroen, e do aumento da liderança por parte de Löeb, que já tem mais de 40 segundos e se prepara para alcançar a segunda vitória da temporada, num ano em que só irá participar em... quatro ralis.

A mudança de líder aconteceu na sétima especial do rali, quando Ogier errou e saiu ligeiramente de estrada, danificando o para-brisas e perdendo mais de um minuto para tentar colocar o seu carro no rumo certo.“Numa curva lenta, saímos em frente devido à lama. Tivemos de fazer marcha-atrás. O travão de mão não funcionou para me ajudar…", comentou Ogier.

Isso fez com que Löeb terminasse a manhã a liderar, com 8.9 segundos de avanço sobre o seu companheiro Mikko Hirvonen e com Ogier a cair para o terceiro lugar, agora a 26.3 segundos de Löeb. Com a tarde a prespectivar uma segunda passagem pelas longas classificativas da manhã, a luta pela liderança iria ser muito forte.

Pela tarde, Ogier partiu para o ataque para recuperar a liderança, mas Löeb resistiu, alargando a vantagem até que na última especial do dia, na segunda passagem por Santa Rosa - Villa del Dique, Ogier sofre novo furo, perdendo apenas... 3,4 segundos. Mas Ogier reagiu, e na nona classificativa, ganhou mais 10,4 segundos, fazendo com que a diferença entre os Sebastiões se reduzisse para 40,3 segundos. Nessa mesma especial, Ogier viu Hirvonen parado e confessou que abrandou o ritmo: “não tinha necessidade de puxar e vi o Hirvonen parado pelo que na parte mais dura do troço tive bastantes cautelas”, afirmou.

Atrás, Mikko Hirvonen andou na luta pela liderança do rali, mas a tarde foi nefasta para o piloto finlandês. Na oitava especial, furou o pneu traseiro-direito e decidiu percorrer os últimos 20 quilómetros com o pneu furado, chegando ao final quase sem borracha. Para piorar as coisas, no penúltimo troço do dia, o finlandês chegou a parar devido aos intermitentes problemas eléctricos do DS3 que se desligava em grande parte dos saltos ou ressaltos. Por causa disso, caiu para o sexto posto da geral.

O grande beneficiado com a queda de Hirvonen foi o russo Evgueny Novikov, que subiu ao terceiro lugar, mas está a dois minutos e 39 segundos, e não muito longe dele está o segundo Volkswagen de Jari-Matti Latvala, que está a dois minutos e 53 segundos do piloto da Ford. Thierry Neuville é o quinto, beneficiando do acidente de Anders Mikkelsen, que bateu forte na oitava especial, danificando alguns elementos da suspensão e acabando por abandonar.

Mads Ostberg já subiu até ao sétimo posto, deixando para trás o checo Martin Prokop, o espanhol Daniel Sordo e o local Gabriele Pozzo. O rali da Argentina termina amanhã.

Noticias: Manuel de Mello Breyner é candidato à FPAK

Já é conhecido o segundo candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), ainda sem data marcada. Vai ser outro ex-piloto, Manuel de Mello Breyner, que era atualmente um dos vice-presidentes da federação.

Sob o lema “Mudança com Rigor, Justiça e Transparência”, o candidato resumiu num comunicado à imprensa os seus objetivos nesta candidatura: 

"É o meu principal objectivo o saneamento financeiro da Federação de modo a que esta honre os seus compromissos e cumpra o seu papel de promoção do desporto automóvel, bem como a mudança de mentalidade e atitude. Estes dois pontos são cruciais para a vida da Federação, mas apesar de consciente que não vai ser uma tarefa fácil, sinto-me confiante, pois conto com uma equipa empenhada e embebida do mesmo espírito. Mudança com Rigor, Justiça e Transparência serão as palavras de ordem desta minha nova etapa no automobilismo desportivo; brevemente anunciarei o meu programa e a constituição da minha equipa, mas quero desde já contar com o apoio de todos aqueles que querem um desporto automóvel como deve de ser, clubes, associados, licenciados e adeptos", concluiu.

Manuel de Mello Breyner junta-se a Artur Lemos na corrida para a presidência da Federação, que vagou inesperadamente há quase um mês, a 9 de abril, com a morte de Luiz Pinto de Freitas, vítima de um AVC.

Vimeo Motorsport Onboard: Mike Hawthorn, Le Mans 1956



Já não falta muito para as 24 Horas de Le Mans, que vão acontecer no fim de semana de 22 e 23 de junho, na pista de La Sarthe. É habitual vermos os "onboard cameras" nos carros, mas em 1956, era muito raro, quase uma sensação. Um ano após o desastre que matara oitenta pessoas, e alguns dias antes da corrida em si, o vencedor da clássica do ano anterior, Mike Hawthorn, decidiu guiar um carro com câmara - e microfone! - para mostrar às pessoas no cinema como era a pista.

Detalhe importante: Hawthorn fazia a sua volta com a estrada aberta ao trânsito. Logo, o risco de passar por motociclistas, "automobilistas de domingo" e ciclistas (um deles quase se atravessa à frente do Jaguar!) era o dobro do que no fim de semana da corrida. Mas demonstrava a particularidade desta incrivel pista há quase 60 anos. E pode-se ouvir outra coisa ainda mais rara: a voz de Hawthorn.

Chassis de 2011 da HRT vão ter nova vida

Soube-se ontem que dois chassis HRT de 2011 - aqueles cuja pintura foi feita pelo artista alemão Daniel Simon - foram vendidos a Carlos Molla, um dos co-fundadores da Epsilon Euskadi, cuja intenção é de os colocar na BOSS GP Series,uma competição onde correm diferentes tipos de monolugares antigos - com seis a oito anos - Formula 1, CART, GP2 e IndyCar.

O grande problema para Carlos Molla será ter de arranjar novos propulsores, já que os motores Cosworth já foram devolvidos, e tudo o resto estava na posse do anterior proprietário.

Estes não são os unicos chassis vendidos que tiveram comprador. Na semana passada, foi revelado que a Pirelli comprou um dos chassis de 2012 para poder fazer os seus testes, mas revelou ser um mau negócio. Tão mau que consideram vendê-lo para a caridade.

A HRT, que começou como Campos e em 2011 se chamava Hispania, nessa temporada foi guiada pelo indiano Narain Kathikeyan - até à primeira metade da temporada, sendo substituído pelo australiano Daniel Ricciardo - e pelo italiano Vitantonio Liuzzi, não conseguindo como melhor resultado um 16º posto no GP do Mónaco, através de Luizzi.  

quinta-feira, 2 de maio de 2013

WRC 2013 - Rali da Argentina (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Argentina foi essencialmente um duelo entre os Citroen e Sebastien Ogier, no seu Volkswagen. E se de inicio, Dani Sordo ainda deu alguma luta, antes de capotar e perder muito tempo, mais tarde, acabou por ser Sebastien Löeb que deu maior oposição ao outro Sebastien, com o piloto da Volkswagen a terminar o dia com 16,3 segundos de avanço sobre o piloto nove vezes campeão do mundo.

Apesar de hoje só se terem feito quatro classificativas, Ogier esteve bem em três delas, excepto uma em que Mikko Hirvonen foi o melhor. Foi logo para a frente, com Sordo a ser o primeiro rival do rali, mas na terceira classificativa do dia, o de Ascochinga/Agua de Oro, este capotou, devido a uma nota errada do seu navegador, perdendo quase sete minutos a colocar o carro de volta à estrada, caindo quase até ao fundo do pelotão.

Isso até prejudicou a passagem de Sebastien Ogier, que perdeu algum tempo: “O Dani teve um problema, saiu de estrada ou algo parecido e infelizmente voltou a arrancar à nossa frente. Ele não nos viu durante algum tempo e tivemos de segui-lo. Mas tudo bem, por vezes isto acontece nos ralis. Não é preciso preocupar-me demasiado com isto e há que seguir em frente pois tive um bom ritmo esta manhã e estou bastante contente com o carro”, afirmou.

A partir daqui, Ogier teve a oposição de Mikko Hirvonen, mas Sebastien Löeb não andou muito longe destes dois pilotos, e no final do dia, o francês acabou por passar o finlandês, o que veio dar um pouco mais de dores de cabeça a Yves Matton, o patrão da Citroen. Por agora, não dá ordens de equipa, mas nunca se sabe...

Na Ford, Mads Ostberg nunca teve um grande dia pela frente. Perdeu quase 30 segundos nas primeiras especiais, e depois viu-se que ele tinha problemas de direção. No final do dia, era apenas o 11º classificado, fazendo com que a defesa da marca ficasse nas mãos de Evgueny Novikov, que no final deste primeiro dia, é apenas o quinto classificado, atrás de Jari-Matti Latvala, que está a ter um inicio de rali "cinzento".

Anders Mikkelsen é o sexto, não muito longe dele está o Ford de Thierry Neuville, que já está a dois minutos e onze segundos da liderança. Já muito distante está Martin Prokop, na frente do local Gabriel Pozzo e de Dani Sordo.

O Rali da Argentina continua amanhã.  

Noticias: BMW vai colocar Brabham de 1983 em Goodwood

Eis uma noticia interessante: a BMW anunciou hoje que irá restaurar e colocar a funcionar um Brabham BT52 no Festival de Goodwood, que acontecerá entre 11 e 14 de julho deste ano, e que irá convidar Nelson Piquet para que o guie no fim de semana britânico. Essa ação insere-se nas comemorações do 30º aniversário do segundo título mundial do piloto brasileiro e também para comemorar o aniversário do primeiro título mundial conquistado pela BMW, que fora a fornecedora de motores naquele ano.

Para Jens Marquardt, o chefe da divisão desportiva da marca alemã, o BT52 é parte da história da montadora e por isso deve estar na pista. “Um carro como este tem de estar em atividade e é bom que isso aconteça para lembrar a nós mesmos e aos nossos fãs a nossa herança”, declarou o dirigente. O chassis está em processo de restauro desde dezembro nas instalações da marca alemã.

O chassis não é um qualquer: desenhado por Gordon Murray em pouco mais de quatro meses devido à alteração dos regulamentos, no final de 1982, banindo o efeito-solo, o carro foi guiado por Piquet e pelo italiano Riccardo Patrese. Quanto ao motor, de 1.5 litros turbo, de quatro cilindros em linha, foi o resultado de um projeto desenhado pelo engenheiro Paul Rosche, debitando em qualificação cerca de 850 cavalos, reduzindo para 650 em condições de corrida.

Nas mãos de ambos os pilotos, Piquet conseguiu três vitórias - Brasil, Itália e o GP da Europa, em Brands Hatch - enquanto que Patrese venceu na última corrida do ano, na Africa do Sul. Para além disso, conseguiram duas pole-positions, um para cada um dos pilotos (Piquet na Holanda; Patrese em Itália) e cinco voltas mais rápidas: quatro para o brasileiro, um para o italiano. 

Henri Toivonen: Jyväskylä - Corte

Ontem meti por aqui o video que Ayrton Senna, que o Antti Kalhola "remasterizou" e republicou, para assinalar o 19º aniversário do seu desaparecimento. Hoje, para recordar o 27º aniversário do desaparecimento de Henri Toivonen, decidi colocar - ou recolocar - aqui o video que o finlandês fez sobre a vida e carreira do seu compatriota.

É um pouco comprido - quase 15 minutos - mas vale a pena recordar aquele que foi um dos pilotos mais velozes dos anos 80 e de um tipo de carros - e de ralis - que não voltam mais. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Para onde vai o Rali de Portugal?


(...) "A grande questão [que se coloca neste momento] sobre o rali de Portugal, um evento de enorme sucesso e um dos “clássicos” do WRC, tem a ver com a sua localização. Corrida no sul do país, tem contudo uma enorme legião de fãs no Norte do país, que há muito tempo faz “lobby” para que este regresse a partir de 2014. E quando no inicio do mês, em Fafe, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, afirmou na televisão que o Rali iria regressar ao Norte a partir do ano seguinte, começaram as polémicas entre esta entidade e os promotores do Turismo no sul, como as Câmaras Municipais (Perfeituras) algarvias e a Entidade do Turismo do Algarve.

Desidério Silva, o presidente da Entidade de Turismo do Algarve, afirmou numa entrevista ao jornal local “Barlavento” que tenho da parte do Sr. presidente do Turismo de Portugal a vontade e garantia que o rali se mantenha na região”.

E explicou as razões pelo qual discorda da passagem para o Norte:

Não quero fazer disto uma guerra norte/sul, quero, pelo contrário, defender uma causa. Estou convicto, por aquilo que é a excelência dos troços, da hotelaria, do serviço, das acessibilidades, e da segurança, que não há nenhum sinal que leve a que possa haver uma alteração de localização, porque não há nenhum fator que seja melhor ou supere aqueles que são os fatores de referência dados pelo Algarve.

Depois prosseguiu:Mais do que a paixão, devem contar as condições de onde a prova acontece – todos os dados que foram indicados e avaliados são de nota excelente, e não há aqui uma situação que diga ‘vocês foram bons em tudo, mas nisto não’. Fomos bons em tudo! E quando se é bom em tudo, acho que ninguém quer arriscar mudar para uma situação que será naturalmente pior. Acho que temos boas condições para poder fazer e valorizar este nosso papel e esta vontade de defender uma causa.” (...)

Depois da realização do Rali de Portugal, a grande discussão que se faz neste momento é sobre a sua localização. Um evento extremamente popular e apreciado por todos, incluindo o presidente da FIA, Jean Todt, tem o problema de estar localizado sul de Portugal, praticamente a outra ponta do pais, pelo menos em relação aos espectadores.

Para compensar isso, a organização decidiu fazer uma coisa chamada "Fafe World Rally Sprint", no norte de Portugal, e que levou, da última vez em que foi realizado, cerca de 120 mil espectadores. Mas eles querem mais e reclamam o regresso do Rali ao Norte, pois o afirmam que é "seu". Mas o sul, nomeadamente o Algarve, deseja que este fique por muitos e bons anos, e que têm o apoio das entidades da região, eminentemente turística.

É sobre esse problema que escrevo este mês no site Nobres do Grid. Para ler o resto do artigo, é seguir este link

A entrevista de Bruno Mantovani ao programa de rádio 16 Valvulas

Interessante: neste 1º de maio, o meu amigo Gonçalo Sousa Cabral, do programa de rádio 16 Válvulas  entrevistou o Bruno Mantovani, o criador dos Pilotoons, os bonecos que desenham e homenageiam os pilotos de Formula 1, do passado e do presente. 

Nesta entrevista, como ele diz, "vão poder ouvir falar de infância, F1, ídolos de antigamente, a morte de Ayrton Senna, mas também do futuro como por exemplo das batatas fritas Pilotoons… 

No final abordámos o futuro, nomeadamente o futuro dos pilotoons, da F1 como a conhecemos e quais os pilotos brasileiros que estão preparados para dar cartas na F1!"

Para ouvir a entrevista, basta clicar neste link: http://radio16valvulas.podomatic.com/entry/2013-05-01T10_25_32-07_00

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana tem como principal matéria a corrida de Rallycross em Montalegre, onde se mostra em primeiro plano a montada de Petter Solberg, para demonstrar que houve "Espetáculo em Montalegre".

Acima desse destaque, há uma entrevista a Artur Lemos, o primeiro candidato à presidência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, onde destacam ua frase-chave: "Quase tudo terá de mudar".

Ao fundo, fazem-se destaques ao campeonato de Formula 1 ("Avaliamos os pilotos"), onde se fala do Sata Rali Açores ("Moura brilha na festa de Kopecky") e onde se fala do WTCC ("Monteiro segundo na Eslováquia") 

Youtube Formula 1 Classic: A carreira de Ayrton Senna, por Antti Kalhola

No dia em que passam 19 anos sobre o seu desaparecimento, o Antti Kalhola decidiu republicar hoje na sua conta de Youtube o video que fez sobre Ayrton Senna, em 2010. E desta vez, ao contrário do que aconteceu na altura, conseguiu juntar tudo num único filme de 45 minutos toda a sua carreira na Formula 1. 

É longo, mas creio que consegue agarrar toda a gente ao lugar. E vamos a ver se o Youtube não o tira desta vez...