terça-feira, 2 de agosto de 2016

A história do rapto da sogra de Bernie Ecclestone

Por estes dias, a Formula 1 foi abalado por um caso de policia, visando a senhora Aparecida Schunck. Quem é ela? Tem 67 anos, vive num bairro calmo de São Paulo, não muito longe do Autódromo de Interlagos. O mais estranho é que a senhora Schunck tem um genro... mais velho do que ela. E foi por causa disso que passou o momento mais dificil da sua vida. É que ela é a mãe de Fabiana Floísi, a terceira mulher de Bernie Ecclestone. E no passado dia 22 de julho, ela foi raptada por três estranhos, que exigiram um gordo resgate de... 28 milhões de libras.

Ora, no passado domingo à noite, a Policia Federal conseguiu libertar a senhora Schnuck do seu cativeiro, onde de lá saiu sem ser maltratada. E os raptores foram presos. Tudo isto sem que o resgate fosse pago. Mas a história, que ainda está a ser contada, é suficientemente doida que merece ser contada por aqui.

Como é sabido a história começa a 22 de julho. Nesse dia, dois rapazes bateram à porta da casa dela, a pretexto de entregar uma pizza. Os rapazes entraram na casa dela e levaram-na, mais as duas criadas que lá estavam naquele dia, com facas apontadas a todas elas. O carro foi encontrado a cerca de 30 quilómetros do local, com um pedido de resgate pouco habitual: 28 milhões de libras, entregues em quatro sacos.

O caso teve repercussões: quer Bernie, quer a sua mulher e as suas filhas passaram a andar com guarda-costas, onde quer que estivessem, pois a grande suspeita era de que isto tudo tinha sido obra de um gang de origem europeia, porque, como dizia uma fonte policial citada pelo Daily Mail inglês:

"Muito poucas pessoas em São Paulo sabem quem ela é. A policia acredita que alguém fora do Brasil teve a ideia de raptar a sogra do Bernie. Eles receberam informações de que o mentor de uma série de raptos de alto nível vem da Europa. Essa era uma linha de informação que a policia está a seguir ativamente"

"A sofisticação deste rapto leva a crer que isto foi meticulosamente planeado durante muitos meses".

A insegurança no Brasil não é novidade, mas os raptos são uma "industria" do qual já não era como acontecia no inicio dos anos 90, quando se sucederam a quantidade de sequestros altamente mediáticos, sendo o de Abilio Diniz, o dono do Pão de Açucar (e pai de Pedro Diniz) um deles. Os raptos continuam a acontecer hoje em dia, mas são menos e menos mediatizados.

Para Bernie, com uma fortuna pessoal na ordem dos quase 3 mil milhões de euros, esses 28 milhões de libras seriam "peanuts", mas uma sogra é uma sogra, e se a recuperassem sem que pagassem o resgate, teria sido ótimo. E foi o que aconteceu no passado domingo, dia 31 de julho. Mas de acordo com a imprensa local, o mentor do rapto... foi outro. O comandante Jorge Eurico Faria foi apanhado nesta segunda-feira em flagrante delito pela Policia Federal. Ele era o piloto do helicóptero que costumava levar Bernie e a sua mulher por São Paulo, entre o hotel e o autódromo de Interlagos.

Ele não se mostrou surpreso no momento da prisão, na casa dele, na Granja Viana”, disse o secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa. Segundo ele, conhecia bem as rotinas da senhora Aparecida Schunck e gizou o tal rapto.

De uma certa maneira, tudo acabou em bem. Mas as coisas poderiam ter sido um pouco diferentes, é certo...

1 comentário:

Marcelo disse...

Esse cara é piloto de helicóptero, então possui uma condição financeira boa, não necessitando correr estes riscos, certo? Hoje foi divulgado que ele tem ficha na polícia por roubo de um helicóptero, que foi encontrado abandonado em um pasto, sem combustível..