terça-feira, 25 de outubro de 2016

O lugar mais quente da Formula 1

Quando na quinta-feira, Nico Hulkenberg disse que iria assinar pela Renault em 2017, provavelmente teria imaginado que o seu lugar iria ser o mais quente do momento. Ainda se pode falar que o segundo lugar da Renault também poderia ser um sitio interessante, mas eles queriam Valtteri Bottas e no próximo dia 3 de novembro será confirmado como piloto da Williams, ao lado de Lance Stroll. Logo, é provável que esse lugar seja disputado entre os atuais titulares, Kevin Magnussen e Joylon Palmer, e será por um ano, porque em 2018, eles poderão entregar esse lugar a Carlos Sainz Jr.

Hoje, ao ler o Joe Saward, é interessante saber as escolhas que o Vijay Mallya tem de fazer para 2017 na sua equipa. É verdade que tem um bom motor, que consegue fazer muito com muito pouco e o quarto posto no campeonato de Construtores pode estar ao seu alcance. Mas Mallya tem problemas do qual todos sabem qual são, e nem sempre há dinheiro para tudo, e há prioridades sobre outros. Digo isto porque no domingo, ouvi através dos meus amigos brasileiros que Felipe Nasr seria o favorito para o lugar. Tem as suas vantagens: dinheiro e vem de um lugar com um grande público de Formula 1. Mas ao ler o jornalista inglês, pode-se dizer que essa informação dada pelos brasileiros vem de uma única fonte: Bernie Ecclestone.

E porque eles dizem isso? É que a Force India deve dinheiro à Mercedes e uma maneira de resolver isto é colocar um dos seus pilotos. Pascal Wehrlein e Esteban Ocon - curiosamente a atual dupla de pilotos da Manor - são os favoritos ao lugar e ter um deles no lugar poderia implicar uma de duas coisas: um desconto no preço dos motores ou o perdão de uma parte da divida. Wehrlein é um bom piloto, e já se falou em diversas conversações nesse sentido, mas também se falou a mesma coisa em relação a Esteban Ocon, logo, há muita incerteza.

E ainda por cima, os próprios pilotos da Renault poderão estar interessados nesse lugar, pois, como já foi dito acima, a marca poderá não os querer para a próxima temporada.

E claro, outros lugares também poderão ser apetecíveis. A Sauber poderia ter um lugar vago em 2017, pois Marcus Ericsson irá ficar por lá - há uma boa razão para isso: os novos donos são os suecos que tem apoiado o piloto - e a Manor, mesmo com os motores Mercedes, é também um bom lugar para correr. Fala-se que Rio Haryanto poderá fazer um regresso, e também se fala que o britânico Jordan King, que foi terceiro piloto no fim de semana que passou, em Austin, poderá estar interessado no lugar.

Uma coisa é certa: há um certo lugar da Force Índia que de repente se tornou bem apetecível...  

Sem comentários: