Hoje, Max Verstappen alcança a maioridade. Parece ser estranho escrever isto, mas compreenderá que diga isto quando afirmar que este jovem em particular guia desde o inicio do ano um carro de Formula 1. Algo que 99,99 por cento das pessas só o podem fazer num simulador porque ainda não chegaram lá, ou porque não tem idade para isso. Mas o mais estranho é que Max, que pode andar num carro de Formula 1 na pista lado a lado com os melhores, não pode andar na estrada, guiando um carro do dia-a-dia porque não tinha idade para tal. E andou este verão a tirar a carta de condução, quando ele deverá ter sido o único menor de idade da história do automobilismo a ter uma Super-Licença.
Só por aí, já entrou na história: o mais novo a guiar um Formula 1. Mas também ele já entrou na história por ser o mais novo de sempre a pontuar, e a sua temporada de estreia está a fazer calar os céticos sobre a sua precocidade na categoria máxima do automobilismo. Ate agora conseguiu 32 pontos e tem como melhor resultado um quarto lugar no GP da Hungria. O que é um feito quando em 2013... ainda andava no karting.
Pode-se dizer que "sim, é o filho de Jos Verstappen", e claro, sempre foi treinado para isto. Mas ele para chegar ali houve mais do que preparação. Há quem esteja preparado e não consiga resultados convincentes. Mas Max, filho de Jos, tem algo que o seu pai sempre procurou e parecia mostrar, mas não conseguiu: ser vencedor, ser campeão. Jos, campeão de Formula 3 na Alemanha, chegou em 1994 como terceiro piloto, mas acabou por ser o substituto de J.J. Letho, correndo em dez provas e conseguindo dez pontos. Depois disso, não obteve nada de impressionante, apesar de passagens por Arrows (duas vezes), Simtek, Tyrrell, Stewart e Minardi.
Quero acreditar que Max vai ter melhor sorte do que o seu pai, e que vai ser bem aconselhado e chegará a material capaz de ser campeão do mundo, ser o primeiro holandês a alcançar tal feito. Tem tudo para isso. E agora que chega à maioridade, poucos se lembram que por causa dele, a FIA alterou os critérios para a obtenção de uma Super-Licença e limitou a idade aos 18 anos. Ou seja, ele terá recordes do qual ninguém mais o baterá.
Só por aí, já entrou na história: o mais novo a guiar um Formula 1. Mas também ele já entrou na história por ser o mais novo de sempre a pontuar, e a sua temporada de estreia está a fazer calar os céticos sobre a sua precocidade na categoria máxima do automobilismo. Ate agora conseguiu 32 pontos e tem como melhor resultado um quarto lugar no GP da Hungria. O que é um feito quando em 2013... ainda andava no karting.
Pode-se dizer que "sim, é o filho de Jos Verstappen", e claro, sempre foi treinado para isto. Mas ele para chegar ali houve mais do que preparação. Há quem esteja preparado e não consiga resultados convincentes. Mas Max, filho de Jos, tem algo que o seu pai sempre procurou e parecia mostrar, mas não conseguiu: ser vencedor, ser campeão. Jos, campeão de Formula 3 na Alemanha, chegou em 1994 como terceiro piloto, mas acabou por ser o substituto de J.J. Letho, correndo em dez provas e conseguindo dez pontos. Depois disso, não obteve nada de impressionante, apesar de passagens por Arrows (duas vezes), Simtek, Tyrrell, Stewart e Minardi.
Quero acreditar que Max vai ter melhor sorte do que o seu pai, e que vai ser bem aconselhado e chegará a material capaz de ser campeão do mundo, ser o primeiro holandês a alcançar tal feito. Tem tudo para isso. E agora que chega à maioridade, poucos se lembram que por causa dele, a FIA alterou os critérios para a obtenção de uma Super-Licença e limitou a idade aos 18 anos. Ou seja, ele terá recordes do qual ninguém mais o baterá.
2 comentários:
Jos pilotou ao lado de Schumacher na Beneton tambem.
O mais interessante e que o Max e Holandes mas vive na Belgica e foi la que tirou a carta de conducao, mas so teve 8 licoes para alcancar tal, recebeu a carta com 18 anos.
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