Depois dos feitos de ontem, na qualificação, esperava-se que o dia de hoje, em mais um dos circuitos clássicos do automobilismo, foi um pouco como tem acontecido ao longo desta temporada: um passeio dos Flechas de Prata, com algumas intermitências por parte da Ferrari e quem sabe, da Red Bull e da Williams. E provávelmente saber se Nico Rosberg conseguiria encolher a diferença para Lewis Hamilton e o impedir de alcançar a vitória numero 41 da sua carreira. E claro, se Sebastian Vettel iria ser mais uma vez "o melhor dos outros".
Com Daniil Kvyat a largar das boxes - o carro foi reconstruido de propósito para a corrida - a Formula 1 preparava-se para mais uma corrida que iria ser vista muito cedo em paragens europeias. Para além disso, Jenson Button era o único que largava com pneus duros, enquanto o resto andava com pneus médios, numa corrida com tempo nublado, mas com pista seca, e onde poderia haver entre duas e três paragens para trocar de pneus.
Na partida, Hamilton conseguiu ser mais veloz do que Rosberg, com o alemão a cair para quarto quando o inglês o apertou. Atrás, Felipe Massa e Daniel Ricciardo tocaram-se e atrasaram-se. Ao mesmo tempo, Sergio Perez também tocou no carro de Massa, despistou-se e acabou na gravilha. Voltou à pista, mas também bem atrasado. No final da primeira volta, o inglês tinha uma vantagem de 1,6 segundos sobre Kimi Raikkonen, que conseguiu passar Sebastian Vettel. Massa e Ricciardo chegaram às boxes, mas com quase uma volta de atraso, e o brasileiro da Williams ainda teve de trocar de nariz por causa dos estragos que sofreu enquanto levava o carro até lá.
Nas voltas seguintes, Hamilton afastava-se do resto do pelotão, enquanto que Rosberg tinha de ter uma trajetória diferente para arrefecer o motor, que começava a aquecer demasiado, demasiadamente cedo. A partir da volta dez, com Alonso, começaram a primeira janela de paragens nas boxes, do qual o pelotão seguiu. E na volta 12, Hamilton liderava com sete segundos de vantagem, enquanto que o motor de Rosberg ficou frio o suficiente para poder atacar Valtteri Bottas. Sebastian Vettel vai às boxes na volta 14, numa altura em que apenas os Mercedes não tinham parado. Nico Rosberg parou na volta 16, enquanto que Hamilton parou na volta seguinte, mantendo a liderança.
Por esta altura, o inglês estava bem na frente, sem problemas em relação a Vettel e Bottas, pois ele conseguiu afastar-se o suficiente para fazer uma corrida tranquila. Atrás, Nico Rosberg passou o piloto da Williams na volta 18, conseguindo ficar com o terceiro posto.
A partir dali, não houve grande coisa em termos de lutas na pista, excepto a pela décima posição entre Alonso, o Red Bull de Kvyat e o Toro Rosso de Max Verstappen. O russo acabou por ir às boxes na volta 22, deixando ambos mais aliviados.
A seguir, Alonso aguentava os ataques do junior Verstappen, parecendo que o McLaren não era assim tão mau quanto se pensava. O holandês passou na volta 26, com o espanhol a queixar-se de que tinha "motores de GP2". Podia ter razão, mas dizer isso quando o presidente da Honda está no circuito para ver a corrida, o embaraço é bem grande...
Na volta 30, altura em que começou a segunda ronda de trocas de pneus, Kimi conseguiu passar Bottas para o quarto posto, numa altura em que Vettel passou pelas boxes, e na saída, foi passado por Rosberg. Nessa mesma altura, Hamilton tinha problemas com os seus pneus, mas demorou um pouco até fazer a troca.
A parte final da corrida não foi emocionante nos lugares da frente, apesar de Vettel se aproximar de Rosberg para o segundo posto. O alemão da Ferrari pensava que os carros da Mercedes iriam parar para trocar de pneus, mas provavelmente eles iriam correr até ao fim, enquanto que na Toro Rosso, Verstappen tinha apanhado Sainz Jr para os últimos lugares pontuáveis. O holandês passou-o na volta 46, ficando com o nono posto.
E até à meta, Hamilton cumpriu o que tinha a fazer, de modo burocrático. conseguiu uma vantagem de 16 segundos sobre o seu companheiro de equipa, fazendo mais uma dobradinha para a casa de Brackley, com Sebastian Vettel a ficar com o lugar mais baixo do pódio, na frente de Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, os Lotus de Romain Grosjean e Pastor Maldonado (quem diria, os dois carros a chegarem ao fim... e nos pontos!) e os Toro Rosso de Max Verstappen e Calos Sainz Jr.
Sabia-se que a normalidade iria voltar ao pelotão da Formula 1, mas o impacto dessa normalidade foi tão grande que muitos se deverão ter questionado porque é que se levantaram tão cedo. Talvez a Formula 1 esteja acima de tudo...
Na partida, Hamilton conseguiu ser mais veloz do que Rosberg, com o alemão a cair para quarto quando o inglês o apertou. Atrás, Felipe Massa e Daniel Ricciardo tocaram-se e atrasaram-se. Ao mesmo tempo, Sergio Perez também tocou no carro de Massa, despistou-se e acabou na gravilha. Voltou à pista, mas também bem atrasado. No final da primeira volta, o inglês tinha uma vantagem de 1,6 segundos sobre Kimi Raikkonen, que conseguiu passar Sebastian Vettel. Massa e Ricciardo chegaram às boxes, mas com quase uma volta de atraso, e o brasileiro da Williams ainda teve de trocar de nariz por causa dos estragos que sofreu enquanto levava o carro até lá.
Nas voltas seguintes, Hamilton afastava-se do resto do pelotão, enquanto que Rosberg tinha de ter uma trajetória diferente para arrefecer o motor, que começava a aquecer demasiado, demasiadamente cedo. A partir da volta dez, com Alonso, começaram a primeira janela de paragens nas boxes, do qual o pelotão seguiu. E na volta 12, Hamilton liderava com sete segundos de vantagem, enquanto que o motor de Rosberg ficou frio o suficiente para poder atacar Valtteri Bottas. Sebastian Vettel vai às boxes na volta 14, numa altura em que apenas os Mercedes não tinham parado. Nico Rosberg parou na volta 16, enquanto que Hamilton parou na volta seguinte, mantendo a liderança.
Por esta altura, o inglês estava bem na frente, sem problemas em relação a Vettel e Bottas, pois ele conseguiu afastar-se o suficiente para fazer uma corrida tranquila. Atrás, Nico Rosberg passou o piloto da Williams na volta 18, conseguindo ficar com o terceiro posto.
A partir dali, não houve grande coisa em termos de lutas na pista, excepto a pela décima posição entre Alonso, o Red Bull de Kvyat e o Toro Rosso de Max Verstappen. O russo acabou por ir às boxes na volta 22, deixando ambos mais aliviados.
A seguir, Alonso aguentava os ataques do junior Verstappen, parecendo que o McLaren não era assim tão mau quanto se pensava. O holandês passou na volta 26, com o espanhol a queixar-se de que tinha "motores de GP2". Podia ter razão, mas dizer isso quando o presidente da Honda está no circuito para ver a corrida, o embaraço é bem grande...
Na volta 30, altura em que começou a segunda ronda de trocas de pneus, Kimi conseguiu passar Bottas para o quarto posto, numa altura em que Vettel passou pelas boxes, e na saída, foi passado por Rosberg. Nessa mesma altura, Hamilton tinha problemas com os seus pneus, mas demorou um pouco até fazer a troca.
A parte final da corrida não foi emocionante nos lugares da frente, apesar de Vettel se aproximar de Rosberg para o segundo posto. O alemão da Ferrari pensava que os carros da Mercedes iriam parar para trocar de pneus, mas provavelmente eles iriam correr até ao fim, enquanto que na Toro Rosso, Verstappen tinha apanhado Sainz Jr para os últimos lugares pontuáveis. O holandês passou-o na volta 46, ficando com o nono posto.
E até à meta, Hamilton cumpriu o que tinha a fazer, de modo burocrático. conseguiu uma vantagem de 16 segundos sobre o seu companheiro de equipa, fazendo mais uma dobradinha para a casa de Brackley, com Sebastian Vettel a ficar com o lugar mais baixo do pódio, na frente de Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, os Lotus de Romain Grosjean e Pastor Maldonado (quem diria, os dois carros a chegarem ao fim... e nos pontos!) e os Toro Rosso de Max Verstappen e Calos Sainz Jr.
Sabia-se que a normalidade iria voltar ao pelotão da Formula 1, mas o impacto dessa normalidade foi tão grande que muitos se deverão ter questionado porque é que se levantaram tão cedo. Talvez a Formula 1 esteja acima de tudo...
1 comentário:
Nico Rosberg é piloto categoria "B"!!!
Por mais cuidadoso que seja na condução do carro, ele não é do mesmo nível de Lewis Hamilton (seu companheiro de equipe).
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