sábado, 25 de maio de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 8, Mónaco (Qualificação)


Mónaco é um clássico, se bem que nos últimos anos, desde a chegada da Liberty Media aos comandos da Formula 1, ela se modificou um pouco para deixar cair algumas tradições para ficar o mais conforme possível com o século XXI. Por exemplo, deixou cair as sessões de treinos na quinta-feira, passando a ser na sexta, como acontece nas outras pistas. 

Numa temporada onde parece que Max Westappen tem tudo montado para ser tetra - pelo menos, já tem um avanço considerável - as ruas do Mónaco costumam dar à concorrência algum avanço. E claro, isso começa na qualificação, que nesta tarde aconteceria debaixo de um tempo bem primaveril. 

Os primeiros a sair foram os Mercedes, seguidos do Racing Bulls de Yuki Tsunoda e o Sauber de Zhou Guanyou. A seguir apareceram gente como Max Verstappen, que marcou 1.12,790, antes de Nico Hulkenberg ter baixado para 1.12,416, seguido por Kevin Magnussen, com 1.12,572. Quem diria, os dois Haas na frente! A seguir estavam os McLaren "brasileiros", com Lando Norris na frente de Oscar Piastri.


Logo depois, Russell baixou o tempo para 1.12,267, e logo a seguir, Max melhora com 1.12,084. Mas os tempos baixavam rapidamente, com Piastri a conseguir 1.11,881, e tudo isto antes do meio da sessão. Alguns pilotos foram para as boxes, colocando um jogo de pneus novos, antes da fase final. Os Ferrari estavam a meio da tabela, muito modestos em relação às expectativas que tinham arranjado nas sessões de tempos livres. 

A fase final foi, claro, movimentada. Primeiro, Leclerc conseguiu 1.11,653, na frente dos Haas, depois foi Russell, com 1.11,492. Com todos os pilotos na pista, os tempos foram baixando, com Piastri a ir bem, mas conseguiu apenas o segundo melhor tempo, na frente de Max. E entre os que ficaram de fora, duas surpresas: o Aston Martin de Fernando Alonso e o Red Bull de Sérgio Pérez. A fazer-lhes companhia, estavam os Sauber de Valtteri Bottas de Zhou Guanyou, e o Williams de Logan Sargent.   

Poucos minutos depois, acontecia a Q2, com Lando Norris a ser o primeiro na pista. Ele consegue 1.11,372, antes de Max melhorar, com 1.11,196, antes de Yuki Tsunoda conseguir 1.11,257. Nico Hulkenberg tocou com a sua traseira em Ste. Devote, mas continuou a marcar a sua volta, sem danos de maior. Sainz Jr melhorou, com 1.11,177, antes de Max melhorar, com 1.11,019.

Antes dos cinco minutos finais, os três primeiros estavam separados por menos de um centésimo, para mostrar até que ponto estes carros eram bem competitivos.


Antes da fase final, Piastri conseguiu 1.10,756, com Leclerc a conseguir um tempo 69 centésimos mais lento, antes de Norris conseguir 1.10,732. Max consegue 1.10,745, mas não chegou. 

No final, entre os que ficaram de fora, estavam o Racing Bulls de Daniel Ricciardo, o Aston Matin de Lance Stroll e os Haas de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen.    

E agora, era a vez da Q3. Com expectativas de ver algo diferente na primeira fila da grelha de partida. 

Russell foi o primeiro a sair da pista, seguido por Sainz Jr e Hamilton. Foi ele que marcou o primeiro tempo relevante, com 1.10,975. Leclerc conseguiu 1.10,418, para gáudio dos locais, com Piastri a 26 centésimos. Max consegue apenas 1.10,557, e era o terceiro na grelha provisoria. Na parte final, Max saia com moles novos, seguido pelo resto do pelotão, para tentar uma volta melhor. 

No final, foi o piloto da casa a conseguir o melhor tempo, na frente de Piastri, Sainz Jr e Norris. Max tocou no muro em Ste. Devote e largou a sua chance de marcar tempo, acabando no sexto posto. Felicidade na Ferrari, contentamento na McLaren, e pela primeira ocasião de 2024, não existia Max ou Red Bull no topo da tabela de tempos. O recorde de poles seguidas de Ayrton Senna mantinha-se. 


E foi assim a tarde agradável nas ruas do Principado. Resta saber como será no domingo, numa corrida que consegue ser longa e apertada. Mas clássica!

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