terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Youtube Automotive Vídeo: A última volta do Daytona 500

No final do inverno teremos Daytona. Primeiro, as 24 Horas, uma das mais importantes do Endurance americano, antes de chegarmos à primeira prova da NASCAR, o Daytona 500. Hoje em dia, estas corridas são assistidas por dezenas de milhares na pista, e alguns milhões por todo o mundo, quer na televisão, quer na Internet.

Mas isso não acontecia há 45 anos. Em 1979, mais concretamente a 18 de fevereiro, acontecia mais uma edição da prova, transmitida em direto pela CBS. E tirando as 500 Milhas de Indianápolis, transmitidas pela ABC, raras eram as corridas que poderiam ser vistas na televisão na América. E sorte das sortes: naquele dia, uma tempestade de neve tinha colocado muita gente fechada em casa.

O canal foi buscar dois comentadores que sabiam da coisa: Ken Squire e o britânico David Hobbs, este último um ex-piloto com créditos firmados na Formula 1 e IndyCar. Como a tal tempestade de neve deu uma audiência enorme - 15 milhões de espectadores - todos sabiam que a corrida iria ser seguida por muita gente. De uma certa forma, todos iriam ganhar muito, desde os patrocinadores até aos organizadores.

Contudo, o que ninguém esperava era... o final.

Como nas 500 Milhas de Indianápolis, a parte final é sempre a mais emocionante. Na última volta, Donnie Allison era o líder, mas era contestado por Cale Yarborough, e a luta era tal que a concorrência estava a meia volta, liderada por Richard Petty, seguido por Darrell Waltrip e A.J. Foyt. Então, Yarborough tentou a sua sorte para a liderança, mas Allison empurrou-o para fora da pista, tentando impedir o seu assalto à liderança. Ele despitou-se, mas virou o carro para Allison, batendo ambos e indo para o muro exterior, acabando ali as suas corridas.

E o que aconteceu a seguir é digo das lendas do automobilismo. Petty pode ter ganho, mas ninguém queria saber dele, porque todas as camaras estavam viradas para a briga entre Allison e Yarborough! E era a sério, com punhos e tudo! No final, com os ânimos acalmados, ambos foram multados em seis mil dólares, e a corrida apareceu no dia seguinte na secção desportiva do New York Times, algo que nunca tinha acontecido até então.

Mas aquilo foi o inicio da NASCAR como desporto nacional, saindo do sul americano e das origens no "moonshine", os pilotos que iniciaram as suas experiências nas conduções noturnas de carros com álcool de contrabando na bagageira. 

Este vídeo é em tributo ao narrador Ken Squier, que morreu no passado dia 15 de novembro, aos 88 anos, e de Cale Yarborough, campeão da NASCAR em 1976 a 78, falecido no último dia do ano de 2023, aos 84 anos.          

Sem comentários: