A pouco mais de três semanas do inicio do campeonato do mundo de ralis, em Monte Carlo, fala-se em rumor cada vez mais crescente num regresso da Lancia ao campeonato do mundo de ralis.
Segundo conta o site italiano Autosprint, o grupo Stellantis refere que pretendem estar em 2027 no WRC, mais de 30 anos depois da última presença nos ralis.
Aparentemente, seria em duas fases. A primeira, colocando projetos no Rally2, em mãos de privados, para na segunda fase terem um carro oficial, numa altura em que os regulamentos serão modificados. Quanto ao carro escolhido, seria o Ypsilon, cujo novo modelo será apresentado este ano, e que representaria o ressurgimento da marca, que neste momento apenas se vende em Itália.
O CEO da Lancia, Luca Napolitano, declarou recentemente que “queríamos uma equipa de profissionais para construirmos juntos o futuro da marca Lancia, aproveitando um enorme potencial feito de paixão, compromisso e visão”, e pelos vistos, deseja cumprir as suas promessas. Para além disso, Carlos Tavares, o presidente do grupo Stellantis, é um apaixonado pelo automobilismo e participou recentemente no rali de Monte Carlo Histórico ao volante de um Lancia Stratos.
A Lancia esteve presente oficialmente nos ralis de 1973 até 1993, usando diversos modelos como o Fúlvia, Stratos, Rally037 e no Delta. A Martini foi parceiro da marca em mais de uma década, não só nos ralis mas também nas provas de pista, e as cores da bebida italiana também fazem parte do misticismo da Lancia. Pilotos como Sandro Munari, Markku Alen, Attilio Bettega, Henri Toivonen, Juha Kankkuen, Massimo Biasion, Carlos Sainz, entre outros, correram pela marca fundada em 1906 por Vicenzo Lancia.
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