sábado, 24 de julho de 2010

Youtube F1 Classic: Patrick Depailler, Junho de 1979



Dentro de uma semana serão assinalados os 30 anos da morte de Patrick Depailler, provavelmente um dos pilotos mais fascinantes da sua geração. Um homem com talento e talvez indisciplinado, mais pela sua vontade de permanecer um espirito livre, a sua carreira foi marcada por alguns acidentes fora dos circuitos, que encurtaram a sua carreira, em muitos aspectos.

O mais famoso desses acidentes aconteceu em Junho de 1979, após o GP do Mónaco. Piloto da Ligier, tinha ganho o GP de Espanha algumas semanas antes e era um dos candidatos ao título, depois de no ano anterior ter se estreado no livro dos vencedores no GP do Mónaco, a bordo de um Tyrrell. Um ávido aventureiro, Depailler costumava fazer motocross, moto-quatro, caça submarina e asa-delta, entre outros.

O Puy de Dôme é uma cadeia de vulcões extintos no centro de França, perto de Clermont-Ferrand, o local onde nasceu a 9 de Agosto de 1944, e naquele Domingo de Junho de 1979, ele foi praticar asa-delta como forma de se descontrair das corridas. Contudo, um golpe de vento o fez cair e fraturar o pulso esquerdo e ambos os tornozelos. O acidente e subsequente resgate de helicóptero foi filmado por um videoamador, Jean-Jacques Remy de seu nome.

Por causa disso, Depailler ficaria de fora da Formula 1 o resto da temporada e foi substituido pelo belga Jacky Ickx. Guy Ligier despede-o logo de imediato, mas no final do ano é contratado pela Alfa Romeo para que pudesse desenvolver o seu carro para a temporada de 1980. Uma temporada que iria acabar abruptamente no 1º de Agosto de 1980, em Hockenheim.

Sem comentários: