terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Uma proposta revolucionária de qualificação

Enquanto que as equipas testavam os seus carros em Barcelona, a cerca de 1600 quilómetros dali, em Genebra, os chefes de equipa se reuniam para falar sobre o futuro da Formula 1, e entre as suas propostas, chegaram a acordo para um novo sistema de qualificação com o objetivo de a tornar atraente. Como? Eliminando-os um a um, em períodos de um minuto e meio, até que fiquem dois em pista, para tentar ver qual deles é que será o "poleman".

A medida foi aprovada pelas equipas e vai ser submetida à FIA para aprovação na próxima reunião do Conselho Mundial, que está marcado para o próximo dia 4 de março.

O formato radical faz com que a primeira parte da qualificação seja feita em 16 minutos, com os tempos a serem marcados nos primeiros oito, e a cada minuto e meio, o pior tempo será eliminado, levando os 15 melhores para a Q2. O mesmo procedimento aconteceria ali, levando os dez melhores para a Q3, e ali, o tempo seria reduzido para cinco minutos, onde a partir dali, o mecanismo dos 90 segundos entraria em ação, fazendo cair um por um até ficarem dois pilotos, que disputariam a pole-position no minuto e meio que duraria até que acabasse a sessão de qualificação.

A proposta seria interessante e eliminaria muitos dos "tempos mortos" da qualificação, mas não seria nada de novo: em 2003 e 2004, os pilotos enfrentavam uma qualificação onde entrariam por ordem decrescente e tinham uma chance de conseguir marcar tempo, onde não poderiam falhar de forma alguma. Era emocionante, sem dúvida, mas foi eliminado em 2005 por outro novo sistema de qualificação. 

Sem comentários: