O italiano Raffaele Pinto, campeão europeu de ralis em 1972, morreu esta terça-feira aos 75 anos. A sua carreira ficou marcada pela sua participação na Lancia e Fiat, especialmente na primeira, onde triunfou no seu úico rali do Mundial, a edição de 1974 do Rali de Portugal.
Nascido a 13 de abril de 1945 em Casnate, na Lombardia, coneçou a competir em 1968, graças aos sucessos do seu irmão Enruco, que triunfara a bordo do Abarth 595. Começou nas rampas, triunfando em 1970 no Iglesias-Sant'Angelo a nordo de um Lancia FM Special, derivado do Lancia Fulvia. Dois anos dpeois, sendo piloto oficial da Fiat, a bordo de um 124 Spider, vence o europeu e o Mitropa Cup, vencendo seis provas - Costa Brava, Hessen, Semperit, Polonia, Jugoslavia e Mille Minuti.
Depois de começar o Mundial de ralis, premanece na equipa oficial da Fiat, onde triunfa no Rali de Portugal de 1974, que por causa da crise petrolifera, torna-se na prova inaugural do Mundial de Ralis, dado o cancelamento dos ralis de Monte Carlo e Suécia. Pinto triunfou numa tripla da Fiat, pois logo a seguir vieram Pagnelli e o jovem finlandês, Markku Alen.
Depois do 124, vira-se para a Lancia, onde anda com o Stratos e em 1976, consegue dois pódios - um terceiro em Portugal e Sanremo, e no ano seguinte, consegue o segundo lugar no Tour de Corse. A sua última prova acontece em 1978, no Rali de Sanremo, a bordo de um Ferrari 308 GTB, acabando por abandonar.
Pendurado o capacete, Raffaele Pinto decide ser piloto de testes da Fiat e Lancia por muitos anos, acabando por participar em provas históricas.
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