quinta-feira, 22 de setembro de 2022

WRC: Novidades no calendário de 2023


O Mundial de ralis terá regressos em 2023, e mais uma novidade absoluta. Nenhum deles é europeu, e até haverá uma prova no Médio Oriente: a Arábia Saudita. Com 14 probas no calendário, oito na Europa e seis fora dela, as grandes novidades são os regressos dos ralis do Chile e do México, que não acontecem, respetivamente, desde 2019 e 2020, e ambos irão acontecer em detrimento do rali da Argentina, que não está no calendário desde 2019.

Assim sendo, o percurso do WRC em 2023 deverá arrancar com o Monte Carlo, seguido pela Suécia e Croácia, antes de sairem da Europa, rumo ao México e à América do Sul, mais concretamente o Chile. Depois o WRC regressa à Europa com o rali de Portugal, seguido por Itália (Sardenha) antes de viajar para o Quénia com o Rali Safari. Em julho, marcham para a Estónia e a Finlândia, seguindo-se a Nova Zelândia, Grécia, Japão e acabando na Arábia Saudita, provavelmente no final do ano.

O calendário será conhecido o mais tardar na próxima reunião do Conselho Mundial da FIA a 19 de outubro. Contudo, o grande problema será o da logistica, porque os fretes marítimos estão a demorar cada vez mais - é o dobro do que era dantes - o calendário terá de ser bem desenhado para evitar algum problema que possa surgir pelo caminho.  

Sem comentários: