segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A(s) image(ns) do dia



Esta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, o Reino Unido e o mundo se despedem de Isabel II, a mulher que esteve por mais tempo no trono, ficando por lá durante 70 anos, desde 1952. Falecida no passado dia 8, em Balmoral, o seu castelo favorito, na Escócia, aos 96 anos de idade, o seu cortejo fúnebre é algo do qual será único para 90 por cento da população, porque só a tiveram como sua soberana por toda a sua vida. Para terem uma ideia, o seu filho não só será rei como Carlos III - e sua cerimónia de coroação acontecerá na primavera de 2023 - como ele subirá ao trono com a provecta idade de 74 anos. Conheci gente que nasceu, cresceu, envelheceu e morreu só com ela no trono. 

Mas o que queria trazer para aqui era a pessoa que está a ser o mestre de cerimónias do funeral. Trata-se de uma personagem bem interessante. Oficialmente, é o 18º Duque de Norfolk, mas o seu nome é Eddie Arundel. E não é uma personagem qualquer. Ele foi um dos muitos membros da nobreza que na sua juventude se aventurou no automobilismo. E nos anos 80 do século passado, o expoente máximo foi Johnny Dumfries, que chegou à Formula 1, correndo pela Lotus em 1986, ao lado de Ayrton Senna.

Arundel não foi assim tão longe, mas fez mais coisas. Até foi construtor! Sem grande sucesso, mas foi.

E a história conta-se assim:

Eddie Arundel nasceu a 2 de dezembro de 1956 e é um apaixonado por automobilismo, encomendou em 1984 a construção de um chassis para correr na classe C2 do Mundial de Sport-Protótipos. Com um motor Cosworth de 3 litros, encomendou o chassis a Gary Anderson - que mais tarde iria desenhar os primeiros Jordan de Formula 1 - e o carro ficou pronto nos 1000 km de Silverstone, onde ele iria competir ao lado de James Weaver. O carro foi inscrito pela Scorpion Racing, nas não foi longe: acabou por ser desqualificado. 

O bólido não andou muito nos dois anos seguintes, até que em 1986, na série Thundersports, o carro se acidentou e ficou bastante danificado, parando durante algum tempo. John Bartlett e Robin Donovan compraram os restos do chassis, reconstruiram-no e rebatizaram-no de Bardon. Esse chassis correu em 1986 e 87, nas 24 Horas de Le Mans, com gente como Nick Adams, Kenneth Leim e Max Cohen-Olivar. A sua última prova foram as 9 Horas de Kyalami de 1987, e após isso foi reconstruído por  Duncan McKay e Ian Fraser, e desde então, participa em corridas históricas em Le Mans.

Quando a Arundel, a sua carreira no automobilismo não foi longa, porque decidiu melhor cuidar dos negócios da família e os seus deveres reais. Contudo, os genes ficaram: o seu filho Henry Arundel correu na Formula BMW UK em 2007 e em 2008-09, esteve na Formula 3, correndo pela Raikkonen-Robertson e pela Carlin, respetivamente, acabando na nona posição na temporada de 2009. Depois disso, também largou o automobilismo para se dedicar primeiro à finança, e depois aos deveres da propriedade e do castelo, porque ele é o herdeiro. 

Sem comentários: