sexta-feira, 31 de maio de 2024

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Se fosse vivo, Andrea De Cesaris faria 65 anos nesta sexta-feira. O piloto romano tinha até há pouco tempo um recorde infame: o do piloto com mais corridas sem ganhar: 206 Grandes Prémios. E sobre isso, recorda-se uma corrida que aconteceu há quase 30 anos, em junho de 1994, no Canadá. 

Como já disse há alguns dias, De Cesaris não tinha lugar na Formula 1 no inicio de 1994, depois de uma temporada para esquecer na Tyrrell. Ficando de fora, parecia que a sua longa carreira na competição tinha acabado. Contudo, logo na primeira corrida do ano, em Interlagos, Eddie Irvine causou uma carambola com mais três pilotos - quase arrancou a cabeça de Martin Brundle, atingido pelo Benetton de Jos Verstappen! -  e foi castigado por isso. Em principio, por uma corrida, mas acabou por ser por três. 

O italiano conseguiu um quarto lugar nas ruas do Mónaco, aproveitando o seu conhecimento e a sua adaptação ao chassis da Jordan. Contudo, depois dessa corrida, voltaria a ficar apeado. Mas não por muito tempo. Quase a seguir, Peter Sauber queria-o no seu carro para substituir Karl Wendlinger, que continuava numa cama de hospital, ainda em coma, depois de se ter acidentado nos treinos para o GP do Mónaco.

O regresso a um carro de Formula 1 foi em Montreal, para o GP do Canadá. E não poderia ser simbólico, por muitos motivos. A primeira, é que foi ali que se tinha estreado, no já distante ano de 1980, pela Alfa Romeo. E o segundo, é que ali cumpria o seu 200º Grande Prémio da sua carreira, Um feito do qual apenas poucos pilotos tinham alcançado, como Riccardo Patrese e Nelson Piquet. E ao contrário deles, não tinha ganho qualquer corrida.

O Sauber C13 tinha também sido modificado para protegê-lo dos embates laterais, que tinham vitimado Wendlinger no Mónaco. Acabou por ser um vislumbre do que iriam ser os carros no futuro...  

De Cesaris deu-se bem, marcando o 14º tempo, quatro lugares abaixo de Heinz-Harald Frentzen e oito décimos mais lento que o piloto alemão. Apesar das celebrações - e de uma pintura especial no seu carro para comemorar a ocasião, a sua corrida não foi além da 24ª passagem pela meta, quando um problema na pressão do óleo o deixou apeado, acabando por ali a sua corrida de estreia pela sua... décima equipa na Formula 1, depois de Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Rial, Dallara, Jordan e Tyrrell.

E ainda iria dar sinal de si nessa temporada.     

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