terça-feira, 24 de março de 2020

Motores e o Coronavirus: As atualizações do dia 24

A grande novidade deste dia 24 é de... ontem. Chase Carey, o CEO da FOM, voltou a falar aos fãs, admitindo que deverão assistir-se a mais adiamentos e/ou cancelamentos, e provavelmente o calendário de 2020, a acontecer, será totalmente reformulado. Carey mostra-se determinado em que a Fórmula 1 tenha pelo menos um calendário de quinze provas, o que era costume nos anos 80 e 90 do século passado. 

Reconhecemos que existe um potencial significativo para mais adiamentos de eventos actualmente agendados, no entanto, nós e os nossos parceiros esperamos que a temporada comece no Verão em algum momento com um calendário revisto de quinze a dezoito corridas”, começou por dizer Carey.

Antecipamos que a data do fim da temporada seja estendida para lá da sua data original, 27 a 29 de Novembro, com a sequência e datas das corridas a diferirem significativamente do calendário original de 2020”, concluiu.

Entretanto, no WRC, o Rali de Portugal foi adiado e os organizadores do Rali da Sardenha ainda não anunciaram o adiamento do seu rali, previsto para os dias 4 e 7 de junho, mas será uma questão de tempo. No caso português, o solicitamento para o seu adiamento partiu da parte de Carlos Barbosa, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), para uma data oportuna.

Queremos agradecer a todos os nossos patrocinadores e parceiros pela compreensão e esperamos contar com todos numa data posterior este ano”, declarou Carlos Barbosa, presidente do ACP.

Para o promotor do WRC, Oliver Ciesla, “estamos todos a trabalhar para identificar possíveis datas alternativas no final da temporada, caso a situação do COVID-19 melhore, levando em consideração a logística do campeonato, a capacidade de as equipas viajarem novamente e a capacidade dos respetivos países organizarem o WRC nessa altura”.

No caso sardo, segundo conta hoje o site dirtfish.com, o adiamento do rali italiano acontecerá a qualquer momento, para uma data posterior. A acontecer, o reinicio do Mundial acontecerá nos dias 16 e 19 de junho, no Quénia, com o regresso do Rali Safari.

É agora evidente que a situação da pandemia desencadeada pelo Coronavirus, com os seus diferentes métodos de desenvolvimento de país para país, requer uma revisão completa do calendário das grandes competições automóveis internacionais, incluindo o WRC e nesse sentido, o Automobile Club d’Italia como organizador do Rally Italia Sardegna disponibilizou-se com a FIA e com o Promotor do WRC para estudar uma possível nova data para o evento italiano do Campeonato do Mundo de Ralis”, afirmou o presidente do Automobile Club d’Italia, Angelo Sticchi Damiani.

Por hoje é tudo, nova atualização caso seja necessária.

Sem comentários: