sexta-feira, 21 de maio de 2021

Endurance: Bentley poderá regressar em 2023 com um LMDh


A Bentley poderá regressar à Endurance em 2023 para comemorar os seus feitos em pista. O site dailysportscar.com fala hoje que, depois da Audi e da Porsche, a marca britânica poderá ser a terceira do grupo VAG a considerar uma presença no campeonato do mundo e particularmente, nas 24 Horas de Le Mans. Por agora, são "reflexões", mas o facto de em 2024 passarem cem anos sobre a sua primeira vitória na clássica francesa, montar um programa desportivo nesse sentido seria uma boa ideia.

A ideia é, caso o plano vá para a frente, aproveite as sinergias causadas pelos planos de ambas as marcas - cujos chassis estão a ser construídos pela americana Multimatic - e ter um chassis pronto para daqui a dois anos, na edição do centenário de Le Mans, antes de alargarem a participação para dois carros, na temporada seguinte. 

O mais recente envolvimento da marca britânica no automobilismo foi em 2013, com o Continental GT3 Diesel, desenvolvido pela Ginetta, com o objetivo de correr na IMSA, mas o programa durou relativamente pouco tempo devido ao "Dieselgate", apesar do apoio ter apenas acabado em 2020. 

Históricamente, a Bentley tem uma pequena, mas carregada história em Le Mans. Venceu por cinco vezes, a primeira em 1924, e depois entre 1927 e 1930, com Woolf Barnato a ser o piloto mais vitorioso, vencendo em três edições consecutivas, e por fim em 2003, num regresso com o Speed 8, guiado pelo dinamarquês Tom Kristensen, o italiano Rinaldo Capello e o britânico Guy Smith

Sem comentários: