sexta-feira, 25 de junho de 2021

WRC 2021 - Rali Safari (Dia 1)


Thierry Neuville lidera o Rali Safari, concluídas que estão as primeiras sete especiais de classificação. O piloto da Hyundai tem uma vantagem de 18,8 segundos sobre o japonês Katsuta Takamoto, e 55,8 sobre Ott Tanak, noutro Hyundai. O rali queniano, que não fazia parte do WRC há quase vinte anos, está a fazer jus à sua dureza, já que apenas quatro pilotos estão a menos de um minuto da liderança, e o décimo classificado já tem um atraso de... quinze minutos.

Depois de Sebastien Ogier ter sido o melhor na Special Stage de Kasarani, 0,3 segundos na frente de Kalle Rovanpera e 0,7 sobre Elfyn Evans, o dia começou com as primeiras passagens por Chui Lodge, Kedong e Oserian. Neuville foi veloz na segunda especial, 3,7 segundos na frente de Ott Tanak e 5,6 sobre Kalle Rovanpera. E os pilotos queixavam-se da dureza do traçado e os sulcos profundos que os carros faziam cada vez que passavam por ali. "Isso é incrível! Os sulcos eram muito mais profundos do que no recce e eu lutei um pouco com a subviragem. A estrada é tão estreita que é difícil encontrar a linha correta.", queixava-se Neuville.

Neuville voltava a triunfar na primeira passagem por Kedong, e agora tinha 7,3 segundos de vantagem sobre Kalle Rovanpera e 8,3 sobre Tanak, enquanto Elfyn Evans e Dani Sordo terminavam o rali por hoje, com o galês a ser vitima de uma pedra na estrada, que danificou fortemente a sua suspensão, eo espanhol perdeu uma roda.

"Ao chegarmos ao final de uma seção rápida, havia uma pedra que estava se projetando mais na estrada do que eu esperava. Infelizmente, nós a prendemos com a roda dianteira direita e foi o suficiente para quebrar seriamente a suspensão. Não há como consertar ou continuar a partir daqui.", comentou um desolado Evans.

A quarta especial, a última a manhã, acabou por ter Kalle Rovanpera como triunfador, 3,1 segundos mais veloz que Neuville, com Takamoto em terceiro, a 5,2. Ogier sofreu danos nas suspensões e perdia tempo, cerca de um minuto e 40 segundos, caindo para o sétimo posto. Rovanpera continuava a andar depressa no inicio da tarde, vencendo na segunda passagem por Chui Lodge, com uma vantagem de 5,1 segundos sobre Ott Tanak e 6,3 sobre Thierry Neuville, passando para a liderança. Atrás, Oliver Solberg desistia quando a sua rollcage se danificou num capotamento, desistindo de imediato.


Neuville reagiu e triunfou na segunda passagem por Kedong, 11,2 segundos na frente de Rovanpera, e suficiente para regressar ao comando da prova. Atrás, Martin Prokop sofria um acidente que requeria a intervenção de socorros na estrada. Ogier acabou o dia a triunfar, na segunda passagem por Oserian, e o seu tempo fora empatado por Katsuta Takamoto. E a superfície estava de tal maneira solta que Kalle Rovanpera desistiu depois de 900 metros quando o seu carro... atascou. Ott Tanak e Thiery Neuville perderam tempo devido a furos - o belga teve dois!

Depois dos três primeiros, Sebastien Ogier era o quarto, a 1.49,4, depois de passar os carros de Gus Greensmith, quinto a 1.56,1, e Adrien Formaux, sexto a 2.19,1. Kalle Rovanpera, apesar de ter tido o seu problema no final da etapa, era sétimo, a 9.30,2. O queniano Rai Onkar era oitavo, so seu Volskwagen Polo R5, com o polaco Daniel Chwist, num Ford Fiesta Rally2 (a 15.05,6) e o queniano Karan Patel fechava o "top ten" a 16.58,3.

O rali Safari prossegue amanhã com a realização de mais seis etapas.

Sem comentários: