quarta-feira, 18 de agosto de 2021

A imagem do dia


Em 1971, Le Mans estava no centro do universo graças a Hollywood. E eles tinha conseguido atrair o ator mais na berra no momento, porque era um apaixonado da velocidade. Mas a sua visão do que seria o seu filme não foi entendida por aqueles fora dos entendidos, por não ter uma história convencional, por exemplo.

E pior: Le Mans foi o fim da história para a sua produtora. Mas hoje em dia, é um clássico de culto.

Em 1969, Steve McQueen estava a colher os loiros de "Bullit", onde fazia um policia duro mas honesto, mas sobretudo ficou conhecido pelas suas cenas de perseguição automóvel, inéditas até então e se tornaram marca. E o Ford Mustang 350GT verde entrou na imaginação de toda uma geração, como sendo o "Mr.Cool". E claro, McQueen queria fazer um filme de automobilismo desde 1965, com o seu amigo John Sturges.

Como já expliquei anteriormente, ele chegou a competir nas 12 Horas de Sebring ao lado de Peter Revson, e tentou entrar nas 24 Horas de Le Mans, correndo num 917 ao lado de Jackie Stewart, mas a seguradora disse "não". As filmagens duraram dois meses e meio e descarrilaram. O filme esteve prestes a terminar antes de começar, porque todos andaram a brigar, o filme atrasou-se, descarrilou, e para piorar, McQueen tinha os seus dramas pessoaos: o casamento com Nellie Adams estava a chegar ao seu final, com ambos cada um a terem as suas "facadinhas" no casamento, e tinha descoberto que Charles Manson o queria matar, numa altura em que já tinha acontecido o homicídio de Sharon Tate, em julho de 1969.

No final, os executivos da Solar Productions e o estúdio chegaram a acordo para controlarem o filme, Sturges foi-se embora e para o seu lugar foi chamado Lee H. Katzin, um realizador televisivo, que mais tarde realizou o primeiro episódio de "Espaço:1999". Ele conseguiu levar as filmagens até à sua conclusão, e depois foi montado para ser estreado em junho de 1971. Contudo, dos 7,5 milhões de dólares gastos, apenas conseguiram ter 5,5 milhões de receitas na América do Norte. Em suma, não foi um sucesso. E McQueen não quis mais saber do filme - nem foi à estreia - e não quis saber mais de automobilismo.

Contudo, com o tempo, e especialmente depois da morte de McQueen, em novembro de 1980, o prestigio subiu bastante, e os seus filmes ganharam estatuto de culto. E Le Mans não escapou a esse aumentar de prestigio e ser descoberto pelas novas gerações. E a frase "Racing is life. Everything that happens before or after is just waiting." (Automobilismo é vida. Tudo que acontece antes ou depois é meramente uma espera.) tornou-se numa das mais conhecidas do cinema.

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