domingo, 15 de agosto de 2021

Formula E: Vandoorne na pole em Berlim


Depois de ontem Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa terem dado à DS Techeetah a primeira linha da grelha, na primeira corrida em Berlim, esta manhã foi Stoffel Vandoorne que levou a melhor a bordo do seu Mercedes na qualificação para a última corrida da temporada, de novo em Berlim. E claro, as coisas ficaram ainda mais baralhadas na luta pelo título. 

Depois das batalhas de ontem, a qualificação de hoje começou com os pilotos do Grupo 1 - Nyck de Vries, Edoardo Mortara, Jake Dennis, Mitch Evans, Robin Frijns e Lucas Di Grassi - a sairem um pouco melhor do que o normal. Mitch Evans foi o melhor, com 1.07,083, com Jake Dennis a ficar atrás por 23 centésimos, e Eduardo Mortara em terceiro, a 56 centésimos.

Para o Grupo 2 - que tinha António Félix da Costa, Sam Bird, Jean-Éric Vergne, Alex Lynn, Nick Cassidy e René Rast - as expectativas eram que poderiam bater o grupo inicial, como costima acontecer nas qualificações anteriores. Mas não foi assim: apesar do melhor ter sido Felix da Costa, o seu tempo foi inferior aos do grupo inicial, sexto provisóriamente. Vergne ficou a seguir, enquanto Rast ficou com o nono tempo da geral.

E foi o Grupo 3 - constituído por Pascal Wehrlein, Maximilian Günther, Stoffel Vandoorne, Oliver Rowland, André Lotterer e Alexander Sims - que mexeu com as coisas. Vandoorne foi o melhor, com 1.06,678, seguido por Rowland e Sims, que tinham tempo para, aparentemente, ficar na SuperPole. Mas ainda havia o Grupo 4, com Norman Nato, Sébastien Buemi, Sérgio Sette Câmara, Oliver Turvey, Tom Blomqvist e Joel Eriksson. Ali, Nato conseguiu colocar o seu Venturi entre os primeiros, fazendo 1.06,806, seguido por Tom Blomqvist, que conseguira o quinto posto no geral. 

Assim, na SuperPole ficaram Vandoorne, Rowland, Nato, Sims, Blomqvist e Evans.

Na decisão, Evans conseguiu fazer um tempo interessante e beneficiou da menor competitividade do NIO de Tom Blomqvist e de uma volta menos rápida de Alexander Sims. Norman Nato nem sequer  foi para a pista, porque tinha problemas no Venturi, o que garantia a Evans o terceiro lugar. Rowland fez um bom tempo e passou para o topo da tabela, mas avisou que havia margem para mais o que Vandoorne tratou de confirmar com o melhor tempo e a pole para a corrida desta tarde.

Sem comentários: