domingo, 15 de agosto de 2021

Formula E: Nato vence, De Vries é campeão


Norman Nato foi o vencedor da segunda corrida de Berlim e o neerlandês Nyck de Vries conseguiu o suficiente para ser declarado campeão de 2021. Um corre de Venturi, que tem uma unidade de energia da Mercedes, e o outro é piloto oficial... da Mercedes. Tudo ficou em casa... e em família, pois a Venturi pertence à mulher de Toto Wolff. Quando a António Félix da costa, nunca conseguiu estar na luta pelo título, e para piorar as coisas, foi atirado para a parede por Lucas di Grassi. 

Depois de Stoffel Vandoorne ter liderado a qualificação desta manhã, a corrida tinha em vista mais de uma dúzia de candidatos ao título, numa prova que era corrida no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Mas logo no primeiro metro, o Jaguar de Mitch Evans ficou parado na grelha e instantes depois, levou em cheio do Venturo de Edoardo Mortara, causando primeiro o Safety Car, depois a bandeira vermelha, para tirar os carros da pista e limpar os destroços que ficaram espalhados no chão.  


A segunda partida começa depois de todos ficarem atrás do Safety Car, e mal regressou para as boxes, nova bandeira amarela por causa de Jake Dennis, piloto da BMW que ao tentar não bater na traseira de Sebastien Buemi, acabou no muro, fazendo com que aparecesse a situação de Full Course Yellow. 

Cerca de dez minutos dentro da corrida, Vandoorne continuava na liderança, com Nyck de Vries no nono posto, fazendo dele campeão virtual na temporada. Mas o belga era pressionado por Oliver Rowland e Alexander Sims. Norman Nato foi o primeiro no Attack Mode, quando faltavam 32 minutos para o seu final. Sims também lá foi na volta seguinte, a seguir, os carros da DS Techeetah.

Com isto, Vandoorne tentou ir para o Attack Mode, mas sem conseguir. Com isso perdeu lugares para Nato, Rowland e Sims, com o francês na frente. Acabado o tempo no primeiro Attack Mode, Nato continuava na frente, com Sims logo a seguir fazer a sua segunda ativação do Attack Mode, para ver se conseguia ficar o mais na frente possivel. Atrás, Félix da Costa não conseguia chegar aos pontos. 

Com cerca de 24 minutos para o final, Sims atacava Rowland para ver se ficava com o segundo lugar, mas nada feito. Quem aproveitava bem era Norman Nato, que se afastava na liderança. Neste momento, De Vries era sexto e o campeonato era cada vez mais dele. 

Pouco depois, gente como Vergne, Felix da Costa, Sam Bird e Max Gunther recorriam ao segundo Attack Mode, sem grandes resultados. E a 15 minutos do final, novo candidato de fora: Félix da Costa no muro, empurrado por Lucas di Grassi quando este o tentou passar. Safety Car na pista por alguns minutos, a direção a penalizar o piloto da Audi pela sua manobra, e quando voltou, Norman Nato descobriu que estava a ser pressionado pelo resto do pelotão.


O francês aguentava os ataques, mas depois começou a afastar-se, ganhando terreno e ficando com a vitória. Atrás. Alex Sims aguentava uma grande quantidade de pilotos, no seu quarto posto, lutava com Lotterer pelo último lugar do pódio. Algumas peças voaram, mas as posições não mudaram. 

No final, Nato dava a vitória à Venturi, De Vries era oitavo e tornava-se campeão do mundo.       

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