domingo, 20 de fevereiro de 2022

A FIA não vai deixar entrar a Andretti?


Toda a gente soube na sexta-feira da inscrição da Andretti na Formula 1, a partir de 2024. E há rumores de que um segundo grupo está a trabalhar nos bastidores também nesse sentido. Eles sabem que as coisas estão a compor-se, com o "cost cap" entre as equipas, a entrada de alguns patrocinadores milionários e a descoberta deste mundo por parte das firmas de criptomoedas. 

Mas um artigo do Scott Mitchell, escrito no sempre bem informado site the-race.com, poderá deitar água na fervura. Segundo o site, uma fonte dentro da FIA afirma "não estar em posição de analisar entradas de novas equipas", e isso inclui a equipa Andretti Global, do Michael Andretti. Ainda por cima, segundo diz a fonte, em termos formais, nada chegou à sede da FIA, em Paris.

A FIA não está atualmente em posição de considerar ou comentar quaisquer manifestações de interesse ou solicitações recebidas de potenciais novas equipes em relação ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA.” disse a tal fonte ao the-race.com.

Apesar da Formula 1 não receber novas equipas desde 2016, quando chegou a Haas, esta apareceu depois desta ter sido convidada pela competição para apresentar um projeto, o que acedeu. E foi a única equipa que avançou, algo que não acontece agora. E também há outros obstáculos: a Formula 1 pede 200 milhões de dólares a novas equipas para entrarem na categoria máxima do automobilismo, pois a FOM distribui parte das suas receitas pelas dez equipas, e é o máximo que pretende distribuir. E o plano futuro da Liberty Media é fazê-las crescer e ser atrativas e lucrativas, segundo o modelo dos "franshisings" usados nas diversas competições americanas, desde o futebol americano até ao futebol mundial, passando pelo basket, baseball e hóquei no gelo, entre outros.

Contudo, há outra razão porque podem não estar muito interessados em ter a Andretti por ali. Com falatório insistente de que duas marcas do grupo Volkswagen a caminho da categoria máxima do automobilismo, Audi e Porsche - os anúncios de acordo entre a Audi e a Red Bull podem estar por dias - nada garante que a Formula 1 possa estar a apostar em duas entradas de fábrica para 2026, altura em que haverá modificações nas regras dos motores, o que faria ter o pelotão com 24 carros. E se tivesse a Andretti por lá, seria 26, e encheria a grelha no máximo que eles pretendem ter. Logo... isto pode ter a ver com a estratégia atual da Liberty Media. 

Claro, nada indica que esta proposta esteja condenada ao fracasso, mas precisa do consentimento das outras equipas para poder entrar em 2024, que é a temporada que pretendem estar prontos. É observar no que dará esta novela. 

Sem comentários: