domingo, 27 de julho de 2025

Formula E: Cassidy foi o melhor na última corrida do ano


Nick Cassidy, piloto da Jaguar, triunfou na última corrida do ano, que aconteceu este domingo em Londres. O neozelandês ficou na frente do Mahindra de Nyck de Vries e o carro de Sebastien Buemi, numa prova onde os Jaguar dominaram sem qualquer problemas de maior. Oliver Rowland, o campeão, não chegou ao final, enquanto António Félix da Costa, que teve uma péssima qualificação, que o atirou para o final da grelha, fez uma corrida de recuperação e acabou nos pontos, no sexto posto, ajudando a Porsche a ser campeã de Construtores.  

Na partida, Cassidy manteve o comando da corrida, assediado por Gunther e Evans, enquanto Edoardo Mortara andava lento e caindo para o fundo do pelotão. Ele iria ser a primeira desistência da corrida. Rowland, o campeão, era sétimo, enquanto Mitch Evans iria tentar passar Max Gunther para ficar com o segundo posto. Pouco depois, Evans era segundo, e começava a aguentar o resto do pelotão.

Evans perdeu posições na quinta volta, numa altura em que Nico Muller tormou-se no primeiro a ir para o Attack Mode, para na sétima volta, mais alguns terem feito a mesma coisa, entre eles Pascal Wehrlein. Duas voltas depois, Dan Ticktum sofreu um furo e foi às boxes, caindo para o fundo do pelotão. E logo depois, na volta 10, Taylor Barnard e Norman Nato colidiram, acabando na parede e a corrida a ir para Full Course Yellow. Ambos regressaram à pista para tirar os destroços e na volta 11, a corrida regressava à ação.

Na frente Cassidy estava bem na frente, com quase três segundos sobre Nyck de Vries, que perdeu posições quando foi para o Attack Mode. Rowland agora era segundo, mas depois o neerlandês voltou ao seu lugar, ficando no segundo posto e tentando aproximar o mais possível da liderança. 

Na volta 16, no final da reta da meta, Rowland e Muller bateram e acabaram na parede, com danos irreversíveis e a entrada do Safety Car. E estavam precisamente na metade da corrida: 17, em 34. O regresso acontece duas voltas depois, com Evans a ser penalizado por ter andado rápido demais durante o Full course Yellow, caindo para o final do pelotão. no meio disto tudo, Felix da Costa já estava à porta dos pontos, em 11º.

Na frente os Jaguar protegiam-se, com Cassidy na frente de Evans, e Felix da costa a entrar nos pontos. Ambos os pilotos colocaram o Attack Mode na volta 27, com eles nas duas primeiras posições. As coisas ficaram calmas, com Cassidy a conseguir seis segundos de vantagem até se chegar à volta 34, onde a organização deu mais duas voltas. Por essa altura, Evans era pressionado por De Vries e Buemi pela segunda posição. 


No final, Cassidy acabou por ser o vencedor, com Evans a cair para quinto e Ticktum a ficar fora dos pontos, porque tinha levado uma nova penalização. E Felix da Costa conseguia subir ainda mais, passando o carro do seu companheiro de equipa para acabar em sétimo, e conseguindo beneficiar da penalização de Ticktum e assim, acabar em sexto. Wehrlein foi oitavo, e assim acabou o campeonato do terceiro lugar da geral, mas os carros alemães tinham conseguido o título de Construtores. 

E assim acaba mais uma temporada da competição elétrica. Daqui a quatro meses, em São Paulo, haverá mais. 

Sem comentários: