“Temos o prazer de confirmar que a Hyundai Motorsport continuará a participar no Campeonato Mundial de Ralis da FIA em 2026. Esta decisão reflete o forte impulso que construímos nos eventos recentes e o apoio regulamentar da FIA, que nos permitirá continuar a desenvolver o nosso carro Rally1 e manter a competitividade ao mais alto nível. Esta temporada adicional também nos dá tempo para moldar o futuro da Hyundai Motorsport com maior confiança.”, disse Abiteboul.
Do lado da FIA, o seu chefe técnico e de segurança, Xavier Mestelan Pinon, confirmou que o pedido de jokers adicionais veio de todos os fabricantes concorrentes, não apenas da Hyundai:
“Conforme solicitado por todos os fabricantes, permitimos dois novos jokers para que eles pudessem atualizar o carro para o ponto necessário, para que se sentissem confortáveis. Foi algo solicitado não apenas pela Hyundai, mas também pela Hyundai. Eu diria que também cumprimos essa exigência.”
“Não estamos realmente preocupados com isso [futuro da Hyundai no WRC]. Acabamos de anunciar, como vocês viram esta manhã, que o regulamento técnico continuará. Portanto, no momento, não há preocupação de que alguém deva deixar o campeonato”.
Apesar de esta ser uma boa noticia, os observadores afirmam que a falta de um compromisso a longo prazo faz com que este acordo seja frágil e não garantirá continuidade a partir de 2027. Neste momento há discussões sobre controlo de custos, sustentabilidade e a direção futura da categoria Rally1, e as marcas estarão à espera de mais clareza antes de tomarem decisões para além dessa temporada.

Sem comentários:
Enviar um comentário