terça-feira, 10 de abril de 2007

O Bahrein – Geografia e História

O Bahrein é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama.


O Bahrein é um arquipélago de trinta ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Qatar. A maior das ilhas é a dhkle Bahrein, com 16km de extensão no sentido este-oeste e 48km no sentido norte-sul. A ilha principal é unida ás pequenas ilhas de Muharraq e Sitra por uma estrada. Em 1986 uma ponte que liga Bahrein à Arábia Saudita foi inaugurada (Ponte Rei Fahad). A superfície total do país é de 692km².

A altitude máxima no arquipélago barenita é a colina de Jabal Dukhan, com 130m, e que fica na ilha principal. O clima no país é árido, com temperaturas elevadas no Verão, superando uma média de 28º C, e moderadas no Inverno, com média de 21º C. As precipitações de chuvas não passam oitenta milímetros anuais, e se concentram no Inverno. A escassez de água não impediu que as ilhas tenham algumas culturas de irrigação em torno dos mananciais na costa norte do país. O arquipélago possui cerca de 200 espécies vegetais. A fauna é formada por mamíferos, como a gazela, a lebre e o mangusto.


A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein é sede de diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo.

Em 1932, foi descoberto petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein. A extracção do óleo era controlada por petrolíferas norte-americanas, mas passou em grande parte para a administração da BAPCO (Bahrein Petroleum Company). A extracção de gás natural e petróleo adquiriu fundamental importância ao país. O arquipélago se tornou centro produtor e ponto de refinação e embarque do crude vindo da Arábia Saudita, que o envia através de um oleoduto submarino.


Com a renda do petróleo, diversos projectos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval. As antigas actividades piratas dos nativos foram substituídas pelo tráfego de frota mercante moderna. O desenvolvimento das actividades bancárias e de serviços transformou Bahrein num dos principais centros financeiros e comerciais do Médio Oriente. Esta situação é exemplificada por uma moderna rede de comunicações e pelo aeroporto internacional situado na ilha de Muharraq.


As ilhas de Bahrein foram cobiçadas por seu interesse estratégico desde a antiguidade. A posição privilegiada na região do Golfo constituía as ilhas como escala obrigatória na rota comercial entre os sumérios e o Vale do Indo há dois milénios. A população barenita converteu-se ao islamismo no séc. VII, e em 1521, o país foi ocupado pelos portugueses. Em 1602, as ilhas foram tomadas ao poder do Império Persa. Ahmad ibn Khalifa, oriundo da Arábia Saudita, obteve a independência em 1783, e fundou a dinastia que reina o país até hoje.


Vários tratados feitos no séc. XIX determinaram que o arquipélago se tornasse num protectorado britânico. O Bahrein conseguiu novamente a independência em 1971, e transformou-se em emirado. Em 1973, foi promulgada uma constituição, que estabeleceu o regime monárquico tradicional e criou uma câmara parlamentar.

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Geografia e História? Odeio!!!!!

Abs

Speeder76 disse...

Eu sou exactamente o contrário: eram as minhas disciplinas favoritas na escola. Tirava sempre nota 20 (o vosso 10...)