domingo, 8 de abril de 2007

Antigamente, os Formula 1 eram assim...

Pesquisando nas páginas dos vários "Bloggers" sobre a matéria do automobilismo, dei por mim com uma matéria dada blog Pandini GP, na sua "La Mosca Blanca": as cores que os carros usavam antes de 1968, baseados nos seus paises de origem.

Aproveito a deixa para colocar e alargar a matéria: Para ajudar, segue a identificação das siglas: A (Áustria), B (Bélgica), CH (Suíça), D (Alemanha), E (Espanha), F (França), GB (Grã-Bretanha), I (Itália), J (Japão), NL (Holanda), S (Suécia) e USA (Estados Unidos).


Sabendo eu que tinha algo sobre esse assunto, resolvi pesquisar nos meus livros. E descobri algo interessante: as cores de mais alguns destes países. Querem ver?


Africa do Sul - Buff, capot verde, rodas brancas
Argentina - Azul, com chassis e rodas pretas, capot amarelo.
Brasil - Amarelo. com chassis e rodas verdes.
Espanha - Vermelho, capot amarelo.
Finlândia - Preto. Numeros azuis sobre banco.
Mónaco - Branco com risca lateral vermelha. Numeros pretos.
Portugal - Vermelho, com chassis e rodas brancas. Numeros brancos.
Rep. Irlanda - Verde com risca lateral amarela. Numeros brancos.


Também há umas histórias interessantes acerca deste tipo de cores. Consta-se que, no GP da Alemanha de 1958, um comissário mais zeloso, quando viu os Cooper da equipa de Rob Walker, pintados de azul com risca branca, interpelou-o, perguntando que cores eram aquelas. Resposta: "São as cores da Escócia". Ora, isso não pegou, e ele recordou-o que todos os carros britânicos tinham que ter o famoso "Britich Racing Green". Ora, Mr. Walker retorquiu-o elegantemente, perguntado pela razão porque é que os carros alemães eram de cor cinza em vez do branco regulamentar...


Outra história envolveu o sueco Jo Bonnier: à ultima da hora, teve que pintar o seu Maserati 250 F vermelho com as cores do seu pais, caso contrário, não o deixavam correr...

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