Uma semana depois das míticas 500 Milhas de Indianápolis, máquinas e pilotos rumaram à oval de Milwaukee, para disputar mais uma ronda do reunificado campeonato IndyCar. E se nos treinos, Marco Andretti foi o melhor, tornando-se no mais jovem piloto de sempre a conseguir a "pole-position" numa prova da Indycar, na corrida, tudo foi diferente, pois o australiano Ryan Briscoe venceu a prova, dando à Penske a sua 300ª vitória na categoria.
“Faz 30 anos que Roger conseguiu a sua primeira vitória na Formula Indy e não consigo dizer a vocês o quão importante para mim foi conquistar a minha primeira vitória nesta categoria e dar este belo presente para ele”, comentou um exultante Briscoe. Curiosamente, a primeira vitória da Penske na categoria, em 1978, foi na mesma oval de Milwaukee, através do americano Rick Mears.
Na partida, Scott Dixon supera Andretti e Graham Rahal e passa para a frente, onde fica durante quase 150 das 225 voltas da prova, mantendo-se no comando mesmo depois das paragens nas boxes. Enquanto isso, Briscoe, que partira do 11º posto, vinha ganhando posições volta após volta, até que chegou perto do comando, na volta 175.
Na última ronda de reabastecimentos, o piloto neozelandês passou ao ataque, pressionando Briscoe para a liderança, promentendo uma ponta final emocionante. Só que a três voltas do fim, um acidente multiplo envolvendo o brasileiro Vitor Meira, os americanos Marco Andretti e Ed Carpenter e o japonês Hideki Mutoh, causou uma situação de bandeiras amarelas, que durou até à meta, dando a Briscoe a sua primeira vitória do ano.
A acompanhá-lo no pódio, para além de Dixon, no seu Chip Ganassi, foi também o brasileiro Ton Kanaan, da Andretti-Green. O catalão Oriol Serviá foi o melhor dos pilotos ex-CART, ao classificar-se na sexta posição, atrás do outro Penske, do brasileiro Helio Castroneves. Danica Patrick, da Andretti-Green, ficou na nona posição, a uma volta do vencedor.
A próxima prova do campeonato decorrerá na oval de Texas, no próximo Sábado à noite, naquela que será a segunda corrida nocturna do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário