O carro que rivalizou com o Brabham BT52 na temporada de 1983 era uma máquina admirável, pois conseguiu aliar duas coisas que nem sempre se dão bem: um bom motor e um excelente chassis. Ainda mais numa era de transformação como foi a primeira temporada após o fim do efeito-solo, o Renault RE40 deveria ter sido o chassis que consagraria a Renault como campeã do mundo. Mas não foi.
Após a abolição do efeito-solo, no final da temporada de 1982, a Renault decidiu projectar um carro para se adaptarem à era Turbo, que eles próprios tinham iniciado, cinco anos antes. Projectado por Michel Tetu, e desenvolvido por Bernard Dudot e Jean-Claude Miegot, a ideia era o de recuperar um pouco o "groundforce" perdido, cujos regulamentos impunham um fundo plano, decidiram fazer umas asas traseiras maiores, pois era ali onde se situava o motor. Para além disso, iriam construir o carro em fibra de carbono, algo que a McLaren e a Lotus já tinham feito nas temporadas anteriores, com bons resultados em termos de segurança.
O carro foi exaustivamente testado, para evitar as constantes quebras que os tinham afligido nas duas temporadas anteriores. Apesar de se ter transformado um carro muito mais fiável, tiveram um "calcanhar de aquiles": os turbocompressores. Algumas das quebras que tiveram nesse ano, e mais tarde lhes custaram o título mundial, foram devidos aos turbocompressores.
Contudo, isso não impediu de terem boas prestações nesse ano, após a sua estreia em Long Beach: Alain Prost ganhou quatro provas (França, Belgica, Inglaterra e Austria) e e quase ganhou o título mundial, enquanto que o seu companheiro, o americano Eddie Cheever, conseguiu quatro pódios. No final, a Renault foi vice-campeã do mundo, quer no campeonato de pilotos, quer no dos construtores. Mas a sensação de que eles tinham construido o melhor chassis de sempre, e a frustração de não terem ganho os títulos aos quais teriam ambicionado, levou a que comecassem a desinvestir e a retirar-se como construtor no final da temporada de 1985.
Chassis: Renault RE40
Projectistas: Jean-Claude Miegot, Michel Tetu, Bernard Dudot
Projectistas: Jean-Claude Miegot, Michel Tetu, Bernard Dudot
Motor: Renault 1.5 Turbo V6
Pilotos: Alain Prost e Eddie Cheever
Pilotos: Alain Prost e Eddie Cheever
Corridas: 14
Vitórias: 4 (Prost 4)
Pole-Positions: 3 (Prost 3)
Voltas Mais Rápidas: 3 (Prost 3)
Pontos: 79 (Prost 57, Cheever 22)
Titulos: Nenhum (2º lugar no campeonato de Pilotos e Construtores de 1983)
Vitórias: 4 (Prost 4)
Pole-Positions: 3 (Prost 3)
Voltas Mais Rápidas: 3 (Prost 3)
Pontos: 79 (Prost 57, Cheever 22)
Titulos: Nenhum (2º lugar no campeonato de Pilotos e Construtores de 1983)
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