terça-feira, 3 de junho de 2008

As reacções à permanência do "Tio Max" na FIA

As consequências da recondução de Max Mosley à frente dos destinos da FIA estão a trazer consequências, e a ideia de crise, ou até cisão, paira no ar. O ADAC (Automóvel Clube Alemão) decidiu que se irá retirar dos grupos de trabalho existentes na FIA, como forma de protesto pela decisão desta manhã.


"Lamentamos e não compreendemos a decisão! Para nós esta é razão suficiente para terminar a nossa colaboração nos Grupos de Trabalho da FIA com efeitos imediatos. A ADAC irá manter esta atitude enquanto Max Mosley mantiver o seu cargo como Presidente da FIA." disse o orgão, em comunicado para a Imprensa.


Outro membro, a Associação Americana de Automobilismo, afirmou, através do seu presidente, que está desapontado com o desfecho da reunião, e que irá ponderar os passos a seguir, e a hipótese de saída da FIA é um possibilidade: "Não me parece que este desfecho seja consistente com a forma como esta instituição deve ser governada. Apesar de ser um caso do foro privado de Max Mosley, é natural o interesse da imprensa, pelo que seria desejável que tivesse resignado, de modo a evitar que a FIA pudesse ser afectada por este caso. Sair de membros da FIA? É uma das possibilidades..."


Contudo, outro dos membros da FIA, a britânica Motor Sports Association, concorda com a decisão, e acha que é tempo de seguir em frente. Em comunicado, a MSA refere que "(...) respeita a decisão oriunda da votação e insiste que, para bem do desporto, se deve colocar para trás das costas este assunto, seguir em frente e que para isso pretende continuar a trabalhar de forma construtiva como membro da FIA."


Com isto tudo, acho que a tempestade não se amainou. Muito pelo contrário: parece que o pior está para vir...

5 comentários:

Daniel Médici disse...

Infelizmente, Mosley está pagando por um tabu que veio à tona sem ele ter culpa direta por isso.

É uma pena que o automobilismo entre em crise pelo que aconteceu entre quatro paredes. Não houve improbidade administrativa, desvio de dinheiro, nada que realmente motivasse uma destituição. Ainda bem que ele não caiu.

Pena que este 'affaire' está longe de terminar...

Blog F1 Grand Prix disse...

Pois é, essa novela ainda está longe do final. O Mosley vai continuar sofrendo forte pressão para renunciar. Americanos e alemães não gostam nada do sujeito...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Marcos Antonio disse...

Esse caldo ainda vai render muito,mas precisamente até 2009,quando o Mosley finalmente vai sair.porque acredito q ele não sairá antes do término do mandato.

abraços!

Felipe Maciel disse...

É verdade, é venceu uma batalha vital, mas a guerra continua. Espero que a pressão caia, porque se manter até outubro de 09 assim será um grande desafio.

Unknown disse...

o pior esta por vir, sem duvida. Mad-Max não vai ter poder algum, e desicões importantes podem ser adiadas por falta de lideranca efetiva