Provavelmente não é uma grande surpresa, mas a menina Ludy, do blog Octeto Racing Team, colocou esta noite uma noticia de que Kimi Raikonnen pode ter decidido não correr na Formula 1 na temporada de 2010. Quem o afirma é o jornalista local Heiki Kulta, do jornal Turun Sanomat, que é quase o "jornalista oficial" do piloto.
Segundo o seu empresário Steve Robertson, ele e Kimi tinham apostado todas as fichas na McLaren para 2010, e dado que esta paraticamente assinou com Jenson Button, provavelmente não está interessado no lugar na nova equipa Mercedes, que como sabem, comprou há umas semanas a equipa Brawn. Raikonnen poderá fazer em 2010 vários eventos de rali, como a eventualidade de correr as 24 Horas de Le Mans. Nesse ano, Raikonnen receberá da Ferrari 17 milhões de euros devido ao facto de ter saído da equipa antes do final do contrato.
4 comentários:
Eu bem que gostaria que isto fosse um rumor Paulo, mas acho que desta vem não será!!!
Obrigada pela citação!
bjs, Ludy
Se não é uma surpresa, cabe então a pergunta: pra que repetir nos blogs aquilo que todo mundo já leu nos portais?
Cada vez mais me convenço de que boa parte dos blogs de automobilismo não fazem outra coisa senão repetir tudo aquilo que a mídia tradicional já divulga, sem nenhum diferencial, nenhuma análise... nada.
Alexandre:
Podemos dar muitas razões: por perguiça, por incapacidade, por verem isto como "fã" e não como alguém com postura critica.
Quando se chega a uma fase como o defeso, tens duas boas opções: ou "hibernas" o blog para o ligares de novo em Março ou Abril, quando começa de novo o campeonato, ou fazes as tuas próprias produções. A Ingryd e o Luis (F1 A lo Camba), por exemplo, decidiram hibernar os seus blogs.
Eu tento fazer produções próprias, como o Daniel faz. Mas estando eu a trabalhar, nem sempre consigo arranjar tempo para ter matérias prontas, mas coloco. Um carro aqui, uma biografia ali, uma corrida do passado acolá. E gosto do que faço, acredita!
Para melhorar as coisas, tenho uma coluna no qual estou "obrigado" a escrever uma vez por semana, logo, estar informado sobre o que passa, logo, é inevitável que fale ou comente sobre os assuntos do automobilismo. E faço a devida ressalva entre o que é real e o que é noticia.
Portanto, se achas que ando atrás das agência noticiosas, está no teu direito afirmar. Mas espero que saibas que escrevo em Portugal, e aqui não puluam os blogs sobre essa matéria. E no futebol é cem vezes pior!
Portanto, tenho de falar de automobilismo por obrigação profissional, curiosidade e gosto pessoal. Enquanto essas três motivações forem válidas, ando por aqui. Agora, pessoalmente, sinto um pouco de desgosto pelo facto de não comentares, por exemplo, que este Domingo metei uma biografia do Carlo Abarth, por exemplo, ou na semana passada ter falado sobre o March 701. E eventualmente se conseguir ter tempo esta semana, vou colocar um post sobre o McLaren MP4-5, o carro que deu o tri ao Prost e o bi ao Senna na época seguinte, como versão B.
Espero que consigas ver isso. Abraços, Alexandre!
P.S: Sobre as implicações criticas do caso, posso assegurar que quando escrever a 5ª Coluna desta semana, o assunto Raikonnen será esmiuçado, tal como as restantes especulações do mercado deste defeso. Espero que leias e comentes.
Speeder, as minhas críticas referem-se a vários blogs sobre automobilismo, e não apenas o A, o B ou o C.
É nítido e claro que boa parte destes blogs não faz outra coisa senão reproduzir tudo que a grande mídia publicou horas ou minutos antes sobre a F1 ou qualquer outra categoria. Daí, perde-se a graça de visitar determinado blog justamente por não haver nenhuma diferenciação em relação à mídia mainstream. No final, tornam-se todos papagaios da mídia.
Eu não disse que você corre atrás de agências de notícias, e sim que não vejo razão para reproduzir em um blog aquilo que todo mundo já viu antes em diversos portais de notícias e sites especializados. Eu, por exemplo, já estava sabendo do ano sabático do Kimi por meio da newsletter que recebo da Autosport. Sendo assim, qualquer blog que publicar apenas o fato noticioso não estará me dizendo acrescentando nada.
Se em Portugal o noticiário de automobilismo não é popular, nada impede que os portugueses busquem conteúdo em outras fontes, como o site da Autosport ou nos veículos aqui no Brasil, caso a língua inglesa seja um obstáculo.
E ainda que em Portugal não haja tantos blogs sobre automobilismo, é mais uma razão para que os poucos que são feitos aí mostrem algo novo, diferente do que a imprensa tradicional publica, nem que para isso sejam necessários mais dias de pesquisa.
Torno a repetir: não tenho visto isso acontecer apenas no Continental, mas em vários outros blogs que eu costumava a ler antes e deixei de fazê-lo por não ver nenhuma diferença em relação à mídia tradicional. O F1 Around, por exemplo, é um deles. Era excelente, mas pecou por insistir na mania de publicar posts diariamente, como se fosse uma obrigação, repetindo os mesmos assuntos publicados minutos antes no site da Autosport e bobagens do tipo "notícia bombástica". Resultado: tornou-se apenas um blog como outro qualquer.
Quanto aos meus comentários, faz meses que não leio mais nenhum blog sobre automobilismo por pura falta de tempo (ando a me dedicar à escrita do meu livro e também ao lazer offline), mas também por me dedicar mais à vida offline. Blog não é tudo nessa vida.
Enviar um comentário