quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Extra-Campeonato: Foi difícil, mas valeu a pena!



Por fim, depois de dois jogos extra, contra a Bósnia-Herzegovina, e de termos jogado num "ervado" (para não chamar de batatal), vencemos este último obstáculo e conquistamos de pleno direito o acesso ao Mundial de Futebol do ano que vem, na Africa do Sul. Com menos dificuldades que esperava (num relvado dito normal, provavelmente teriamos goleado os bósnios), Portugal termina hoje aque que foi uma das fases de qualificação mais sofridas dos últimos doze anos, talvez.


A história deste apuramento... não vou dizer que chegamos ao ponto de estarmos à beira do precepício, porque estivemos. Não vou dizer que já não acreditava na qualificação, porque tive fases dessas, Mas digo que provavelmente estivemos a dois minutos de ver esta equipa a jogar o mundial do ano que vêm na Playstation. E para isso, lembro-me do jogo com a Albânia, em Tirana, onde empatavamos esse jogo quando chegamos no minuto 90 + 2. E Bruno Alves, o nosso possante defesa do F.C. Porto, deu uma cabeçada decisiva para o fundo das redes albanesas. Para mim, esse foi o momento decisivo da qualificação para este Mundial. Muitos vão escolher como momento decisivo o golo do Liedson contra a Dinamarcam as se ma dão licença, eu escolho este, pelo facto de ter acontecido no fio da navalha.


Enfim, após todas estas dificuldades, conseguimos o passaporte desejado para o país de Nelson Mandela, Benny McCharthy, Charlize Theron e Jody Scheckter. Agora esperemos pelo sorteio do mês que vem, na Cidade do Cabo, para ver quem nos calha na rifa. Boa sorte!

1 comentário:

Anónimo disse...

O fato é que em 2006 Portugal tinha um timaço, tanto que torci mais pelos lusos do que pelo Brasil, que não empolgava de jeito nenhum.

Naquela semifinal contra a França, o juiz deixou de marcar um pênalti sobre o Cristiano Ronaldo. A história do jogo poderia ter sido diferente.

Mas esta seleção atual, não sei... pelo que tenho visto, não lembra aquela seleção empolgante e vibrante das Euro'00 e '04 e do Mundial de 2006...

De qualquer forma, torcerei para que não se repita a campanha de 2002, e que Portugal possa ir longe.