segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pessoal e intransmissivel

No calendário, esta dia calha ser o do meu aniversário. Já passam 34 anos, e certas memórias que pensamos ainda serem de ontem, ou com pouco tempo de vida, descobrimos agora serem de um tempo que não acreditamos ter já quinze, vinte ou até trinta anos de idade. O calendário tem uma maneira de nos mostrar que não para perante nós, e um dia descobrimos que de crianças com ânsia de crescer para termos os mesmos previlégios dos adultos, ao chegarmos a essa idade, descobrimos que seremos como eles: engoramos, perdemos cabelo, aparecem os fios brancos no mar de cabelo negro que ainda tempos.

Ontem por coincidência, o blog alcançou a distinta marca das 700 mil visitas. Pode-se dizer que estou a comemorar um feito duplo, ou que o meu blog decidiu dar uma prenda ao seu criador, ao atingir tal desiderato inédito nestes seus quase três anos e meio de história. Um belo feito que não só o coloca mais perto da mítica marca do milhão, mas também o enche de prestigio.

Como hoje é um dia especial, permitam que este post seja um pouco mais pessoal. Extactamente um ano antes, estava numa situação dificil. Trabalhava num jornal, mas não tinha dinheiro, pois havia salários em atraso e a entidade patronal devia-me quatro meses de salário. Era muito dinheiro e precisava desse valor para, no minimo, colocar em marcha os meus projectos. O jornalismo por aqui não é uma pêra doce. Demasiados cursos, que lençam centenas de pessoas para uma situação de desemprego quase certo. Conseguir trabalhar nesta área é uma luta, e demonstrar o seu talento é um esforço quase titânico, do qual muito poucos conseguem superar.

A mim ainda me falta muita coisa (incluindo o dinheiro que me devem), mas pelo menos já consigo ver algum desse caminho. O facto de no inicio do ano ter publicado o meu primeiro livro, embora de não-ficção, é um primeiro passo rumo a uma carreira alternativa, pois mais do que ser jornalista, gosto tanto ou mais de escrever. Em principio, vou publicar um novo livro lá para o final do ano, e em 2011 tenho intenções de colocar pelo menos mais dois livros nas bancas. E por esta altura devo estar de volta ao jornalismo, pois aceitei o convite de um amigo meu, que vai lançar uma revista dentro de algum tempo. Veremos no que irá dar...

Que a nossa vida é cinzenta, em muitos aspectos e verdade. Mas varia na cor. Em 2009 as coisas caminhavam para o escuro, agora acho que estão um pouco mais claras. Estes e outros acontecimentos poderão fazer com que a minha vida pessoal melhore mais um pouco, e continuar a persistir neste caminho. Sei que é longo, mas vejo que começa a ser valioso.

Quanto ao resto... espero continuar a ter saúde, amigos e que o meu cabelo deixe de cair tanto como agora. Não vou desejar que o Tio Bernie se vá embora da Formula 1 o mais depressa possivel, pois sei que, com paciência, tudo irá acontecer. Acreditem. A unica coisa que quero apenas neste dia de hoje é que me concedam vida longa, tempo mais do que suficiente para realizar os meus desejos pessoais. É só isso e mais nada.

Sem comentários: