Já não há acordo. Depois de se ter anunciado um acordo de principio entre a FIA e a Eurosport, durante a semana do Rali de Monte Carlo, há cerca de duas semanas, nos últimos dias surgiram inesperados desenvolvimentos que colocaram lentamente o acordo com a Eurosport em crescente dúvida, até que esta sexta-feira, a FIA ter lançado um comunicado oficial, anunciando a interrupção das negociações.
"A FIA lamenta anunciar que não foi possivel encontrar por agora um promotor internacional, bem como uma cadeia de televisão trans-nacional para o Mundial de Rali de 2012.", começa por afirmar no seu comunicado oficial.
"A Federação esteve envolvida em longas negociações, que se provaram ser impossiveis de conciliar nas partes em que havia discordância. Assim sendo, tomou-se a decisão de se retirar dessas conversações. Decidimos que, para além dos nossos habituais apoios desportivos e técnicos, a FIA financiará a cronometragem e monitorização de todos os eventos do Mundial, no sentido de providenciar nas melhores condições possiveis", continua.
"As equipas e construtores foram informadas desta decisão e agora, a FIA irá abrir discussões com outras partes que se mostrem interessadas em garantir a promoção do WRC no sentido do futuro do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.", conclui.
De uma certa forma, era algo que seria expectável. Ao longo dos dias, várias noticias sobre este caso tinham vindo a público, nomeadamente a exigência da FIA de a Eurosport absorver a estrutura outrora pertencente à North One, algo que a cadeia de televisão pan-europeia se monstrava reticente em aceitar. Outro ponto de discórdia tinha a ver com a duração do contrato, que a FIA tinha colocado em três anos, mas parecia que a Eurosport quereria mais tempo. E também ainda tinha mais uma questão por resolver, que era o IRC, se iria ser absorvida nos anos seguintes ou se continuaria cada um com o seu rumo.
Agora que este acordo não foi para a frente, ambas as categorias existirão lado a lado por mais algum tempo. E a FIA tomará conta das coisas durante algum tempo, até que apareça um novo potencial investidor ou cadeia de televisão interessado.
De uma certa forma, era algo que seria expectável. Ao longo dos dias, várias noticias sobre este caso tinham vindo a público, nomeadamente a exigência da FIA de a Eurosport absorver a estrutura outrora pertencente à North One, algo que a cadeia de televisão pan-europeia se monstrava reticente em aceitar. Outro ponto de discórdia tinha a ver com a duração do contrato, que a FIA tinha colocado em três anos, mas parecia que a Eurosport quereria mais tempo. E também ainda tinha mais uma questão por resolver, que era o IRC, se iria ser absorvida nos anos seguintes ou se continuaria cada um com o seu rumo.
Agora que este acordo não foi para a frente, ambas as categorias existirão lado a lado por mais algum tempo. E a FIA tomará conta das coisas durante algum tempo, até que apareça um novo potencial investidor ou cadeia de televisão interessado.
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