Os rumores surgiam de vez em quando, mas o anuncio desta tarde de que a Ford iria retirar-se do WRC no final desta temporada apanhou todos de surpresa. Após dezasseis anos de apoio, a marca americana tomou a decisão de deixar de apoiar os carro preparados pela M-Sport, de Malcom Wilson, em 2013.
"A Ford tem uma longa e orgulhosa história no WRC e esta não foi uma decisão tomada de ânimo fácil", começou por afirmar Roelant de Waard, vice-presidente para a área comercial e de Marketing, da Ford of Europe.
"Temos um grande respeito pela M-Sport e por Malcolm Wilson, que dirigiu a equipa Ford WRC desde 1997, e não existe organização tão experimentada e desejosa de vencer como esta. Juntos, conseguimos fazer com que o Ford Fiesta se tornasse no carro de eleição no mundo dos ralis, e desejamos que tal associação continue no futuro", continuou.
"A Ford WRC quer agradecer aos seus fãs, pilotos, a FIA e os seus mais diversos parceiros, incluindo os seus patrocinadores BP e Castrol, pelo seu apoio prestado", concluiu a marca no comunicado oficial.
Apesar da Ford anunciar a sua retirada como patrocinador, a M-Sport, de Malcom Wilson, foi rápido a anunciar, em comunicado oficial, que irá continuar a preparar os modelos Fiesta WRC.
"A minha intenção é de que iremos continuar a trabalhar para vencer especiais e ralis para a Ford, bem como continuar a desenvolver o modelo Fiesta WRC para a temporada de 2013", começou por dizer Wilson. "Continuaremos a trabalhar com os nossos colegas da Ford Racing no sentido de lançar o Fiesta R5 para março de 2013, e melhorar o nosso carro na classe R2, que continuará a ser o chassis de base para os nossos programas de desenvolvimento de jovens pilotos no futuro.", continuou.
“Queremos agradecer à Ford of Europe pelo seu apoio entusiástico ao longo dos últimas 16 temporadas. Entendemos que estas decisões, sendo duras, foram feitas para salvaguardar empregos, e como tal, aceitamos a realidade de situação e desejamos que continue nos próximos tempos a nossa forte parceria técnica que temos tido até agora", conclui o comunicado da M-Sport.
É certo que só com essa estrutura, o estónio Ott Tanak é o único que está confirmado que irá continuar a correr em 2013 e a M-Sport irá continuar a preparar os vários modelos que foram construídos ao longo dos anos e que foram usados por vários pilotos, quer no WRC, quer por exemplo em vários campeonatos de ralis um pouco por todo o mundo.
E não seria um caso inédito, pois depois da retirada da Mini, anunciada esta sexta-feira, a Prodrive foi rápida a anunciar que continuará a evoluir o modelo nos próximos anos.
Assim sendo, ganha força a ideia de Jari-Matti Latvala poderá ser piloto da VW na temporada de 2013, ao lado do francês Sebastien Ogier, enquanto que Mads Ostberg é falado para ser piloto oficial da Hyundai, que vai entrar em ação na próxima temporada.
Sem comentários:
Enviar um comentário