Faz hoje precisamente 50 anos que, nos Estados Unidos, estreava-se no cinema um dos filmes mais memoráveis do automobilismo, "Grand Prix". Realizado por John Frankenheimer, com James Gardner, Yves Montand e Toshiro Mifune como atores principais, data a vida do uma eventual temporada de 1966 de Formula 1.
A história é simples: Pete Aron, piloto americano da Jordan, é despedido depois de provocar um acidente com o seu companheiro de equipa, o britânico Scott Sttodard, no GP do Mónaco. Desempregado, vai para a Yamura, de um ambicioso construtor japonês, e começa a envolver-se na luta pelo titulo entre Sttodard e o Ferrari do francês Jean-Pierre Sarti. A luta é a três, que terá um auge em Monza, onde Aron supera Sttodard, enquanto que Sarti sofre o seu acidente fatal. A cena final é Aron, na meta, com a pista vazia, contemplando o horizonte com alguma angustia, mas com esperança de uma nova temporada, onde defenderá o seu título.
"Grand Prix" tornou-se num filme inesquecivel devido às suas sequências filmadas dos cockpits dos carros. Não eram Formula 1 verdadeiros - muitos eram carros de Formula Junior - e outras cenas foram filmadas no cockpit de um Ford GT40 guiado por Phil Hill, que atuou como um dos conselheiros do filme. Outros pilotos ajudam no filme, como Bruce McLaren, que cede os seus carros da sua recém-criada equipa. Aron (Gardner) usa o capacete de outro neozelandês, Chris Amon.
A história é simples: Pete Aron, piloto americano da Jordan, é despedido depois de provocar um acidente com o seu companheiro de equipa, o britânico Scott Sttodard, no GP do Mónaco. Desempregado, vai para a Yamura, de um ambicioso construtor japonês, e começa a envolver-se na luta pelo titulo entre Sttodard e o Ferrari do francês Jean-Pierre Sarti. A luta é a três, que terá um auge em Monza, onde Aron supera Sttodard, enquanto que Sarti sofre o seu acidente fatal. A cena final é Aron, na meta, com a pista vazia, contemplando o horizonte com alguma angustia, mas com esperança de uma nova temporada, onde defenderá o seu título.
"Grand Prix" tornou-se num filme inesquecivel devido às suas sequências filmadas dos cockpits dos carros. Não eram Formula 1 verdadeiros - muitos eram carros de Formula Junior - e outras cenas foram filmadas no cockpit de um Ford GT40 guiado por Phil Hill, que atuou como um dos conselheiros do filme. Outros pilotos ajudam no filme, como Bruce McLaren, que cede os seus carros da sua recém-criada equipa. Aron (Gardner) usa o capacete de outro neozelandês, Chris Amon.
Inicialmente, havia planos para filmar no Nurburgring Nordschleife, mas isso acabou por não acontecer porque Steve McQueen queria fazer o seu filme automobilístico. Tinha um projeto com John Sturgis chamado "The Day of The Champion", e a ideia era de filmar no circuito alemão. A equipa de filmagens entregou bobines dessas filmagens, mas por esta altura, McQueen filmava "The Sand Pebbles" e os atrasos nas filmagens tornaram-se tais que o projeto acabou por ser arquivado de vez. Só quatro anos depois é que conseguiu fazer esse seu projeto. Seria "Le Mans".
Estreado nos Estados Unidos a 21 de dezembro de 1966, foi um sucesso de bilheteira, sendo um dos dez filmes mais rentáveis do ano. E acabou por ganhar três prémios da Academia, melhores efeitos sonoros, melhor edição e melhor som. E claro, também entrou na mente de todos os que já viram ao longo destes 50 anos.
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