sexta-feira, 12 de julho de 2024

A imagem do dia


Este é o fim de semana do Goodwood Festival, e entre as centenas de modelos que são apresentados, passados, presentes e futuros, alguns deram nas vistas. Uma delas foi o novo Ford Capri, que será elétrico - e não é mais que um Polestar2 mais pequeno... - e o Red Bull RB17, o hypercar desenhado por Adrian Newey, e basicamente o último projeto do mítico projetista ao serviço da marca de bebidas energéticas. 

E é sobre Newey que falo hoje. Por curiosidade, a apresentação do carro acontece no dia do meu aniversário natalício, e o carro faz lembrar um pouco o Valkyrie, o Hypercar da Aston Martin que será estreado no Mundial de Endurance de 2025, com dois carros. Mas ele, que tem 65 anos e uma carreira com mais de 40 anos, não se sabe bem onde irá trabalhar, depois de ter anunciado a saída da Red Bull no fim de semana do GP de Miami, em maio.

De inicio, tudo indicava que ele ia a caminho da Ferrari, indo trabalhar ao lado de Lewis Hamilton, que irá a Maranello a partir de 2025, depois de 12 temporadas na Mercedes. Contudo, nas últimas semanas, surgiram noticias de que... poderá não ir para Itália. Quem falou disso é uma fonte aparentemente improvável, mas tem um pouco de fundamento: Jeremy Clarkson.

Sim: o mítico apresentador do Top Gear disse a um apresentador neerlandês que ele anda à procura de casa na região de Silverstone, sede da Aston Martin e algumas instalações da McLaren. Até esta fonte pode não ser levado muito a sério, mas ele é amigo e foi colega de escola de Newey. E há algumas semanas, surgiu a noticia de que Newey poderá ter ido à sede da Aston Martin, em Silverstone, para visitar a fábrica que esatá a ser construida para receber os motores Honda, que terão a partir de 2026. Claro, ele andará este sábado em Goodwood no Ferrari que Niki Lauda triunfou no campeonato de 1975. Claro, será que com esse passeio, poderemos afirmar que ele está a caminho de Maranello, como se fala desde que saiu de Milton Keynes, há mais de dois meses?

Uma coisa é certa: estamos a meio do ano e muitas das peças sobre o que acontecerá a partir da próxima temporada ainda não estão colocadas. E sem as coisas definidas, existe imensa especulação, e até poderão acontecer destinos surpreendentes. Por exemplo, Newey pode acabar na Williams! 

Mas hoje, está a apreciar a sua mais recente criação. O futuro, se calhar, ele já sabe.

Sem comentários: