domingo, 3 de agosto de 2025

WRC 2025 - Rali da Finlândia (Final)


Kalle Rovanpera acabou por levar a melhor no rali da Finlândia, em algo que é raro: os cinco primeiros são da Toyota! O finlandês ganhou pela segunda vez na temporada, na frente de Takamoto Katsuta, na sua melhor posição de sempre, e na frente de Sebastien Ogier, no seu sexto pódio da temporada, de Elfyn Evans e Sami Pajari

E por causa disso, o campeonato está ao rubro: Evans tem 176, Rovanpera 173, Ogier e Tanak 163. Tudo isto a cinco ralis do final. Quem diria! 

Quem estava feliz da vida era Kalle Rovanpera que, ao ganhar em casa, estava feliz pelo resultado.  "Uma sensação incrível. Já chegámos perto algumas vezes aqui e simplesmente senti que precisávamos mesmo de o fazer este ano. Trabalhámos muito para isso, estava no limite, a forçar a barra. O ambiente é ótimo. Precisávamos mesmo dos pontos. Fiquei um pouco assustado depois de saber dos furos e, um minuto antes da partida, pensámos se devíamos tentar ou não. Tentámos. Precisamos de continuar assim.", afirmou, no final.


Hoje, eram duas passagens pela classificativa mais famosa dos ralis: Ouninpohja, ou "a especial dos saltos". Com Rovanpera a 37,2 segundos, o que ele tinha de dfazer era gerir e levar o carro ao fim, não sem antes dar alguns saltos para o espectáculo. Ali, Evans ganhou a 19ª especial, 0,4 segundos na frente de Sebastien Ogier, 0,6 de Rovanpera e Takamoto a 1,7. Tanak era oitavo, a 11,1, mas o suficiente para recuperar três posições e ficar à porta dos pontos. 

No final, na Power Stage, Kalle Rovanpera acabou por triunfar, dois segundos na frente de Takamoto Katsuta, 2,4 sobre Sebastien Ogier, 3,9 sobre Thierry Neuville e 4,3 sobre Elfyn Evans. Formaux furou dois pneus e acabou por desistir, Tanak fficou com uma roda delaminada e teve de abrandar, perdendo 24,4 segundos, e Munster também teve um furo, perdendo 24 segundos. com isto, Tanak subiu para décimo, apesar dos problemas. 

Depois dos Toyotas, sexto foi Neuville, a 2.01,5, bem distante dos Ford de Josh McErlean, sétimo, a 4.07,4, de Martins Sesks, oitavo, a 5.17,2, passando na ultima especial o carro de Gregoire Munster, a 5.24,9. E no final, o carro de Ott Tanak, a 7.38,4, com o peso dos cinco minutos de penalização em cima.

O campeonato está ao rubro, com os quatro primeiros separados por 13 pontos. Agora, o próximo rali acontecerá dentro de quatro semanas, uma estreia num novo continente: o Rali do Paraguai. 

Sem comentários: