segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Youtube Formula 1 Video: O primeiro onboard dos tempos modernos

Hoje, 4 de agosto, passam exatamente 40 anos sobre o primeiro onboard dos tempos modernos, com a volta completa no circuito de Nurburgring, nas mãos do Renault de Francois Hesnault, cujo carro foi inscrito de propósito para este Grande Prémio. E ainda por cima, esta irá ser a última vez que um terceiro carro será inscrito num fim de semana de um Grande Prémio.

Hesnault, então com 28 pontos, tinha feito as quatro primeiras corridas do ano com a Brabham, antes de ir embora da equipa, depois de não se qualificar para o GP do Mónaco - e pouco depois de ter batido fortemente num acidente em Paul Ricard, durante uma sessão de testes.

A sua corrida durou pouco: 23º na grelha, uma caixa de velocidades partida na oitava volta causou o seu abandono. Depois desta participação, Hesnault decidiu pendurar o capacete de vez. Mas a partir dali, aos poucos, as corridas começaram a ser vistas dentro dos carros dos pilotos. No ano seguinte, seria Johnny Dumfries, no seu Lotus, e em 1987, era a vez de Satoru Nakajima. E o resto, como sabem, é história.  

Sem comentários: