Nesta semana dedicada ao GP da Malásia, seria injusto excluir o único piloto local que correu na Formula 1, embora o seu lugar tenha sido sempre o fundo da grelha… Falo de Alex Yoong!
Filho de um malaio e de uma inglesa, Alex Yoong nasceu em Kuala Lumpur a 20 de Julho de 1976. O seu pai, Hanifah Yoong Yin Fah, é de origem chinesa e foi um dos maiores pilotos daquele país, bem como o director do circuito de Shah Alam, que acolheu o Mundial de Motociclismo no início da década de 90. Começa a correr em Turismos aos 16 (!) anos de idade. Aos 18, torna-se no primeiro piloto a ganhar uma prova de monolugares na China – o GP de Zuhai em Formula Ásia (uma espécie de Formula 3). Depois de ganhar essa competição em 1995, decidiu ir para a Europa, onde competiu em Formula Renault, sem resultados de relevo. Em 1998 e 1999, correu algumas provas de Formula 3 britânica, onde alcançou um segundo lugar e algumas chegadas no Top-5.
Nesse ano de 1999, compete em Formula 3000, onde é protagonista de um acidente espectacular na curva de Eau Rouge, em Spa-Francochamps. O acidente foi muito semelhante ao que tirou a vida a Stefan Bellof 14 anos antes, mas como bateu de lado, os ferimentos foram menores. Ficou de fora durante duas semanas, mas voltou à carga, embora o seu único resultado de relevo foi um segundo lugar em Donnington Park, numa corrida marcada pela chuva. Em 2000 e 2001, corre na Formula Nippon, sem resultados de relevo, mas a meio da época, o dono da Minardi, Giancarlo Minardi, deu uma oportunidade para Yoong. Com o apoio da loteria malaia, Yoong debutou no GP de Itália de 2001, o primeiro GP após os acontecimentos do 11 de Setembro. Não chegou ao fim, mas fez o resto da temporada, onde o melhor foi um 16º e último lugar no GP do Japão.
Em 2002, continua na Minardi, mas agora com um novo dono: o australiano Paul Stoddart. E no GP inaugural, na Austrália, acontece um milagre: Mark Webber leva o carro até ao 5º lugar final, dando dois pontos à equipa. Yoong também rolou nos pontos, mas no final foi ultrapassado pelo Toyota de Mika Salo (no GP inicial da marca), tirando-lhe um ponto. Mas isso foi o seu ponto alto. Com a regra dos 107% na altura em vigor, Yoong tem um record dúbio: não se qualificou por três vezes, nos GP's de San Marino, Inglaterra e Alemanha. Substituído por Anthony Davidson durante duas corridas, regressou em Itália, mas no final da temporada, saiu da equipa para não mais voltar à Formula 1.
Filho de um malaio e de uma inglesa, Alex Yoong nasceu em Kuala Lumpur a 20 de Julho de 1976. O seu pai, Hanifah Yoong Yin Fah, é de origem chinesa e foi um dos maiores pilotos daquele país, bem como o director do circuito de Shah Alam, que acolheu o Mundial de Motociclismo no início da década de 90. Começa a correr em Turismos aos 16 (!) anos de idade. Aos 18, torna-se no primeiro piloto a ganhar uma prova de monolugares na China – o GP de Zuhai em Formula Ásia (uma espécie de Formula 3). Depois de ganhar essa competição em 1995, decidiu ir para a Europa, onde competiu em Formula Renault, sem resultados de relevo. Em 1998 e 1999, correu algumas provas de Formula 3 britânica, onde alcançou um segundo lugar e algumas chegadas no Top-5.
Nesse ano de 1999, compete em Formula 3000, onde é protagonista de um acidente espectacular na curva de Eau Rouge, em Spa-Francochamps. O acidente foi muito semelhante ao que tirou a vida a Stefan Bellof 14 anos antes, mas como bateu de lado, os ferimentos foram menores. Ficou de fora durante duas semanas, mas voltou à carga, embora o seu único resultado de relevo foi um segundo lugar em Donnington Park, numa corrida marcada pela chuva. Em 2000 e 2001, corre na Formula Nippon, sem resultados de relevo, mas a meio da época, o dono da Minardi, Giancarlo Minardi, deu uma oportunidade para Yoong. Com o apoio da loteria malaia, Yoong debutou no GP de Itália de 2001, o primeiro GP após os acontecimentos do 11 de Setembro. Não chegou ao fim, mas fez o resto da temporada, onde o melhor foi um 16º e último lugar no GP do Japão.
Em 2002, continua na Minardi, mas agora com um novo dono: o australiano Paul Stoddart. E no GP inaugural, na Austrália, acontece um milagre: Mark Webber leva o carro até ao 5º lugar final, dando dois pontos à equipa. Yoong também rolou nos pontos, mas no final foi ultrapassado pelo Toyota de Mika Salo (no GP inicial da marca), tirando-lhe um ponto. Mas isso foi o seu ponto alto. Com a regra dos 107% na altura em vigor, Yoong tem um record dúbio: não se qualificou por três vezes, nos GP's de San Marino, Inglaterra e Alemanha. Substituído por Anthony Davidson durante duas corridas, regressou em Itália, mas no final da temporada, saiu da equipa para não mais voltar à Formula 1.
A sua carreira na Formula 1: 18 Grandes Prémios, zero pontos.
Depois desta passagem, Yoong foi para a CART em 2003, com alguns resultados de relevo, mas correu por poucas provas, devido à falta de financiamento. Em 2004 tentou a sua sorte nos V8 australianos, e depois na Le Mans Séries, com alguns resultados interessantes. Em 2006, decide entrar na competição A1GP, onde é piloto oficial da equipa malaia, e até agora já ganhou três corridas, a última das quais a Sprint Race do GP do México.
2 comentários:
Quem é Peter Stoddart? Uma mistura de Peter Sauber com Paul Stoddart? :P
Speeder, o que que te deu pra homenagear este gênio das pistas que é o Yoong? Você deve ter sido o primeiro ser humano não malaio a fezer isso.
Esse cara era muito ruinzinho, meu Deus... Pior que ele só o Ide.
Pois é... Onde tinha eu a cabeça? De facto, é Paul. E quanto ao Yoong: é simples. É malaio...
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