terça-feira, 3 de abril de 2007

Noticias: batido novo record de velocidade sobre carris!



Em 1990, um TGV (Train a Grand Vitesse) atingiu em ensaios os 515,3 quilómetros por hora. Na altura, essa velocidade foi considerada como impressionante. Dezassete anos mais tarde, o novo TGV V150 francês ultrapassou essa marca e inscreveu um novo recorde mundial ao conseguir chegar aos 574,8 quilómetros por hora!

A importância deste evento foi tal em França (o país que inventou este tipo de comboio) que foi transmitido em directo pela TV France 2 durante a hora do almoço.

Contudo, este não é o record absoluto em carris. esse pertence a um MAGLEV japonês, que em testes alcançou os 581 Km/hora. O MAGLEV é um comboio que circula num magneto supercondutor, que é ajudado com rodas até aos 100 Km/hora, altura em que os magnetos entram em acção. Um modelo desse comboio faz carreiras regulares em Xangai.

Este modelo de comboio de alta velocidade vai assegurar a ligação entre Paris e Estrasburgo a partir do mês de Junho, e só para este ensaio juntou uma potência impressionante: 25 mil cavalos! Eia tanto cavalo junto...

Sem comentários: