domingo, 9 de dezembro de 2007

A incrível história de Tetsuya Ota

Se forem hoje à página inicial da versão inglesa do Wikipédia, devem encontrar o nome de Tetsuya Ota, um piloto japonês. Ele é protagonista de uma incrivel história de sobrevivência, ocorrida a 3 de Maio de 1998, no Circuito de Fuji, no Japão.


Nesse dia, ocorria a segunda prova do campeonato japonês de GT, no circuito que alberga agora a Formula 1. E tal como aconteceu este ano, chovia torrencialmente nesse dia e a visibilidade era mínima. Após a volta inicial, sob o Safety-Car, a corrida começou com ele à frente, a uma velocidade de 150 km/hora, ao que ele abrandou na primeira curva. Imediatamente atrás, a confusão instala-se: dois Porsches 911 GT2, de Tomohiko Sunako e de Kaoru Hoshino colidem, tendo um deles ficado na berma do lado esquerdo da pista. Segundos depois, o Ferrari F355 de Tesuya Ota entra em "acquaplanning" e embate em cheio no Porsche guiado por Sunako, explodindo em chamas. Sunako sai do carro com uma perna partida, enquanto que Ota fica no Ferrari incendiado por mais de um minuto, sofrendo queimaduras no nariz (a viseira de plástico tinha-se derretido) e no braço, ombro e mão direita. A corrida foi cancelada, e Ota nunca mais competiu.


Depois de uma longa convalescença (que implicou cirugia reconstrutiva ao nariz), em Novembro de 1999, o piloto decidiu processar os organizadores da Fuji Speedway, bem como a Federação Japonesa de Automobilismo, os organizadores da JGTC Series, e o clube organizador da corrida. Quatro anos depois, em Novembro de 2003, o juiz Tsuyoshi Ono decidiu que todos eles eram culpados de negligência grosseira e condenados a pagar uma indmenização de 300 milhões de ienes (cerca de 1,5 milhões de euros). Mais tarde, chegou-se a um acordo, onde a indmnização chegou aos 90 milhões de ienes (450 mil euros).


Havia boas razões para que Ota processasse os organizadores: ficou mais de 90 segundos dentro do carro, enquanto este era engolido pelas chamas, a reacção foi muito lenta, e quando conseguiu ser retirado do carro por um comissário de pista, a falta de um carro médico fez com que fosse socorrido por um dos veículos da organização, em vez de uma ambulância. Também o facto do Safety Car rolar a 150 km/hora no momento do acidente, em vez de rolar a uns recomendáveis 60 km/hora, contribuiu para o desastre.


Pouco tempo depois, foi feito um documentário sobre o incidente, de seu nome "Crash". Hoje em dia, Tetsuya Ota dirige a Tezzo, uma preparadora de carros "tunning" especialmente Alfa Romeo, enquanto que conta a sua história de vida nas escolas um pouco em todo o Japão, onde é visto como um herói. Mas no final, o verdadeiro milagre foi o de não ter morrido ninguém nesse dia.

10 comentários:

Mario Bauer disse...

Realmente incrível a história de Ota. Mas por final é um alívio que está vivo. Pois vi o video há cerca de um ano atrás no Youtube e, faltando informação de quem era o acidente,estava convincto que estaria presenciando uma chocante cena fatal.

Renan Becker disse...

Nossa esse cara teve sorte, pois ficar queimando em um carro por mais de 90seg não é para todos.

João Carlos Viana disse...

Tb vi esse acidente no youtube e a informação que tinha era que o piloto havia morrido. Ainda bem que não foi o caso.

hjg disse...

Falando de accidentes, hoje morreu em Interlagos na corrida de Stock Car o piloto Rafael Sperafico, numa batida impresionante. :') veja:
http://www.youtube.com/watch?v=JrZZkhL6pyg

SLR disse...

ja tinha visto este acidente e até hoje nao sabia que tinha sido.

Anónimo disse...

Bom o post esta fazendo 1 ano, mais mesmo assim, deixo algumas informaçoes, bom, a primeiro é que quem ajudou por primeiro e apagou incendio foi um piloto de outro carro, que vio o carro do Ota em chamas e parou pra ajudar.
Segunda........o Ota realmente ganhou a ação contra Fuji Speedway, tanto que por conta disso, a 3 anos a Toyota o adquiriu, por que Fuji faliu! (eles pelo que sei tiveram que pagar 500 milhoes de indenização!)

Yuri Sá disse...

Mesmo o post com 2 anos.
o que o amigo Anônimo disse é perfeitamente aplicavel, foi um piloto que primeiro socorreu, o que me lembra muito o episódio que Senna socorreu um colega também. Tenho saudades de Ayrton.

http://www.youtube.com/watch?v=FKgc0CibSGI

Diogo disse...

O nome do piloto que socorreu Tetsuya é Shinichi Yamaji,e ainda naquela época,ele acabou sendo multado.
Um auténtico milagre,qeu virou documentário logo após o julgamento,em 2003.

Rômulo Rodriguez Albarez #23 disse...

Shinichi Yamaji que inclusive morreu em 26 de maio de 2014.

Unknown disse...

O piloto que o salvou foi shinichi yamaji