quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Autódromo de Jacarépaguá vai mesmo acabar!

Descobri hoje no blog do Gustavo Coelho, o Blog F1 Grand Prix, que o jornal "O Globo" escreveu um artigo este fim de semana sobre a possibilidade dos terrenos onde está implementado o Autódromo de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro, serem ocupados para construirem um Complexo Olímpico, caso a "Cidade Maravilhosa" ganhe o direito para organizar os Jogos Olimpicos de 2016.


Hoje em dia, parte do Autódromo, especialmente no lado Oeste, está ocupado por um complexo aquático e por um velódromo, sendo absolutamente impossivel de recuperar todo o traçado antigo. Para além disso, a incúria dos responsáveis camarários faz com que as instalações estejam quase votadas ao abandono.
Mas para saberem mais sobre a atrocidade que as autoridades cariocas estão prestes a cometer, em nome de um conjunto de elefantes brancos, é melhor lerem a crónica do Gustavo, que coloco aqui, quase na íntegra:

"De acordo com O Globo, o comitê responsável pela candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 teria uma reunião decisiva nesta segunda, para 'concluir as respostas ao questionário de cidade-sede', que deve ser enviado ao COI no próximo dia 14 de Janeiro. Entre as propostas do documento-base, está 'a necessidade de desativação, em definitivo, do autódromo de Jacarepaguá'.


No lugar do circuito, seriam construídos um Centro Olímpico de Treinamento e quatro pavilhões para competições. O plano, é claro, esbarra num compromisso que a prefeitura do Rio firmou na Justiça, na época de preparação para os Jogos Pan-Americanos: recuperar as instalações de Jacarepaguá até julho de 2008, colocando o autódromo em nível de Fórmula 1. Como seria de se esperar, porém, os defensores do Rio-2016 já trabalham para dar um "jeitinho" na situação.

A princípio, caso Jacarepaguá precise ser realmente demolido, dois terrenos estão em estudo para receber um novo autódromo. O primeiro fica na Avenida Brasil, numa região considerada de alto risco por sua notória insegurança. Já o outro é localizado no fim da Avenida das Américas, perto da Base de Santa Cruz, onde a infra-estrutura de transportes é bastante precária. Em ambos os casos, os terrenos pertencem às Forças Armadas, que ainda precisariam ser indenizadas.


Nas palavras do presidente da Federação de Automobilismo do Rio, Djalma Neves, 'um novo autódromo teria se ficar pronto antes que o atual seja desativado. Qualquer outra alternativa está fora de questão'. Infelizmente, porém, não há como garantir que os direitos dos automobilistas do Rio vão ser respeitados. Assim como já aconteceu no passado, não seria surpresa se Jacarepaguá fosse sacrificado em prol de 'algo maior'.


O grau de cinismo daqueles que são contra a pista já atingiu um nível inimaginável. A promessa de recuperar o circuito, ao que parece, não passava de um gigantesco factóide. Mesmo assim, é difícil conter a decepção e o sentimento de fragilidade. Será que o compromisso firmado pela prefeitura na Justiça não serve para nada? Como não? Pelo visto, aqueles que defendem a extinção completa de Jacarepaguá parecem estar dispostos a quase tudo."

Infelizmente, meus amigos, temo que estejamos a assistir aos últimos dias de um autódromo mítico no Brasil e no mundo inteiro...

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Speeder, muito obrigado pela referência! Pena que seja numa notícia tão chata quanto esta de Jacarepaguá. Pelo visto, as perspectivas para o autódromo não são nada boas mesmo...

Aliás, como está a situação do Estoril? O abaixo-assinado deu certo?

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Speeder76 disse...

Deu certo. Conseguiram mais de 5 mil assinaturas, logo, o processo vai ser discutido no nosso Parlamento. Já é um bom inicio...