terça-feira, 24 de junho de 2008

Depois dos pilotos, são as equipas...

Desde que no inicio do ano a FIA aumentou o custo da Super-Licença para os pilotos, para um valor fixo, mais um tanto por cada ponto conquistado, a entidade que regulamenta a Formula 1 quer agora aumentar a taxa de inscrição das equipas, elevando-as dos actuais 300 mil euros, para 740 mil.

A coisa é ainda uma hipótese, que vai ser discutida amanhã na reunião do Conselho Mundial da FIAm nas a ideia por detrás do aumento tem a ver com o desenvolvimento de novos sistemas de segurança, como um sistema de posicionamento do carro em tempo real, novas formas de sinalização e um novo sistema de mensagens electrónicas para contacto entre o director de prova e as equipas. As ideias são boas, mas será que as equipas estão dispostas a pagar essa taxa? E o tão propalado "corte de custos" (há uns tempos atrás falava-se de um tecto de 120 milhões...), é para alimentar a FIA?


Tudo muito giro, digo eu. Será que eles, numa altura em que as tensões estão altas, devido à decisão de manter Max Mosley, depois do escândalo de Março, estarão dispostos a continuar de bico calado? A greve dos pilotos só não foi para a frente devido à desunião e ao facto de nem todos os pilotos pertencerem à GPDA...

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Agora começam a aparecer as razões pelas quais eu realmente gostaria que Mosley saísse da presidência da FIA.

Pela porta dos fundos.