Ove Andersson, o homem que esteve à frente da Toyota Team Europe durante mais de 30 anos, primeiro nos ralies e depois na Formula 1, morreu ontem, vitima de um acidente na Africa do Sul, quando participava num rali histórico. O acidente ocorreu no Milligan Classic, quando Andersson, que participava na prova com um Volvo 444 de 1957, colidiu com um camião à saída de uma curva numa estrada sul-africana. Tinha 70 anos.
Andersson, de nacionalidade sueca, nasceu a 3 de Janeiro de 1938, e começou a competir em 1964 ao volante de um Saab, mas no final da década, começou a correr noutras marcas, como a Alpine e a Lancia. Em 1971, venceu quatro ralis (Montecarlo, Sanremo, Austria e Acrópole) e tornou-se campeão europeu, e em 1973, construiu a sua própria equipa, a Andersson Racing, que foi o embrião da Toyota Team Europe (TTE).
Continuando a guiar pela Toyota, o seu unico rali ganho no Mundial, foi conseguido num Peugeot 504, no Rali Safari de 1975, ao lado de Arne Hertz, futuro navegador de Stig Blomqvist, Hannu Mikkola e Armin Schwartz.
Após a sua retirada da competição, em 1980, trabalhou na TTE até 2003, primeiro nos ralies, dando títulos de pilotos a Carlos Sainz (1990 e 1992), Juha Kankunnen (1993), Didier Auriol (1994), e outros três títulos de construtores (1993,94 e 99)Em 2000, anuncia o abandono dos Ralies para se concentrarem na Formula 1, onde entram em 2002. Andersson fica na marca até 2003, altura em que se reforma, continuando contudo a ser consultor da marca. Mais uma excelente personagem que se vai...
1 comentário:
Parabens pelas 150.000 visitas ou melhor 150.001 com a minha agora e parabens como essa do Ove Anderson ,,,,e não se esqueça de continuar à cobrar dos aumentos abusivos de combustíveis em toda Europa ...se pudesse contrataria Você para meter o pau aqui tambem no Brasil....por que aqui ninguem fala nada mesmo ...o Gomes por exemplo é PT roxo ..imagina um cara tão intelingente ...nascendo com essa deficiencia...paciencia e parabens por tudo...Lionel
Enviar um comentário