Começou esta madrugada o Rali do Japão, penultima prova do Mundial WRC, e eventualmente, o palco da consagração do penta-campeonato de Sebastien Löeb. Para que o francês possa comemorar o título no Domingo, terá que acabar a corrida na terceira posição, algo que está neste momento a conseguir.
Mas se para Löeb, as coisas até tem corrido como previsto, no caso do resto do pelotão, as coisas andaram perto do caos. Na Ford, por exemplo, Francois Duval teve um grave acidente na sexta especial, onde embateu com grande aparato num rail, e de onde o seu navegador, Sebastien Pivato, sofreu ferimentos que o levaram a ser transportado de helicóptero para o hospital, tendo fracturado a tíbia e a pelvis, estando neste momento a ser operado no Hospital de Sapporo.
Isso causou confusões e transtornos entre os outros navegadores, ao ponto de o navegador de Löeb, o monegasco Daniel Elena, se recusar a sair sem a carta na mão. Ora... nenhum dos comissários no local sabia falar inglês! Mas duas das classificativas do dia, a sétima e a oitava, foram canceladas.
Assim, Hirvonen lidera, seguido por Jari-Mari Latvala, e com Löeb em terceiro lugar. Mas poderia estar melhor acompanhado, pois o seu companheiro de equipa, Daniel Sordo, desistiu com problemas no turbo antes da sexta especial, fazendo com que o Subaru Impreza de Petter Solberg ascendesse ao quarto lugar.
Na categoria de Produção, o lider é o surpreendente russo Evgeni Novikov, com Armindo Araujo no décimo lugar, a um minuto do líder. O piloto português queixou-se dos problemas que aconteceram nas classificativas, que para ele, foram o motivo pelo qual não subui ainda mais na classificação:
“Fomos surpreendidos na primeira passagem pelos troços, onde perdemos algum tempo para os mais rápidos com as condições extremamente complicadas que as especiais apresentavam. A afinação que levávamos no Mitsubishi Lancer Evo IX não era demasiado dura para o estado do piso e optámos por jogar pelo seguro. Sabemos que neste campeonato os resultados também se conseguem com uma boa gestão e estratégia, pelo que esperamos ganhar lugares nos dois dias que faltam”, explica Armindo Araújo.
Com cerca de um minuto a separar o primeiro do décimo classificado, tudo pode acontecer nos dias seguintes...
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