As corridas foram disputadas em pista molhada, mas com alturas em que o asfalto secava, o que tornava muito difícil a vida dos pilotos. Na primeira corrida, bastante disputada e onde todos os concorrentes partiram com pneus de chuva montados, começou com a saída de pista prematura do "Pole-Position" e primeiro líder, o brasileiro Augusto Farfus. Jörg Müller, noutro BMW, assumiu então a liderança, mas não conseguiu conter atrás de si o endiabrado Rickard Rydell que voltas antes já tinha ultrapassado Tiago Monteiro, rumando o piloto sueco para uma vitória merecida.
Quanto ao piloto português, depois de ser ultrapassado por Rydell, resistiu durante várias voltas aos ataques, primeiro, de Andy Priaulx e depois do Chevrolet Lancetti de Rob Huff. Foi apenas a três voltas do fim que o britânico da BMW lhe roubou o terceiro posto, enquanto Huff passou já no início da derradeira volta. Assim, Tiago Monteiro conseguia um bom quinto lugar.
A segunda corrida foi ainda mais interessante. Começando com pista molhada, Tiago Monteiro surpreendeu o pelotão ao partir muito bem e liderar à saída da primeira curva. O piloto luso liderou a corrida por quatro voltas, quatro voltas em que os SEAT calçados com pneus de chuva dominaram. Monteiro acabaria por ceder a liderança a Tom Coronel, após uma batalha titânica com o holandês que tinha o seu SEAT a gasolina montado com pneus de chuva atrás... e slicks na frente.
Coronel acabou por vencer a corrida, à frente de Augusto Farfus, no seu BMW calçado com pneus de piso seco, e o privado Sergio Hernandez. Tiago Monteiro acabou no sétimo lugar, depois de ser prejudicado na corrida pelo privado Stefano d'Aste, que lhe deu um pequeno toque e levou a uma saída de pista, quando o português defendia a quarta posiçao.
Gabriele Tarquini teve um péssimo fim de semana no Japão, abandonando ambas as corridas, primeiro por um despiste na primeira volta, e depois por problemas mecânicos. Yvan Muller transpirou para ser sétimo classificado na primeira corrida, e sexto na segunda, saindo de Okayama com 14 pontos de avanço sobre o seu companheiro de equipa.
O mundial FIA WTCC irá terminar a 16 de Novembro, com a última jornada dupla a ser disputada no Circuito da Guia, em Macau. Para além de Tiago Monteiro, também o compatriota André Couto, que disputa os Super GT japoneses, marcará presença na grelha de partida.
1 comentário:
não sei porquê mas prefiro essa pista à Suzuka...
Enviar um comentário