terça-feira, 13 de outubro de 2009

A corrida presidencial pode não ser o passeio que Todt esperava

Hoje, a Autosport inglesa noticia que a federação saudita de automobilismo irá apoiar Ari Vatanen na corrida à presidência da FIA. Esta noticia isolada pode ter o seu valor, mas combinadas com mais algumas que ouvi nas últimas semanas, demonstra que esta corrida presidencial não é um passeio para um dos candidatos, e até 27 de Outubro... tudo é possivel.

"Chegamos à conclusão que as politicas defendidas pelo candidato Ari Vatanen se coadunam com as ambições da Saudi Arabian Motor Federation e de sua Majestade, o Principe Feisal. Estamos ansioso por trabalhar com ele, caso seja eleito presidente, numa FIA unificada", declarou Misshal Al-Sudairy, o presidente da Federação.

Quando as candidaturas foram anunciadas, a meio do ano, todos julgavam inicialmente que Jean Todt poderia ter a eleição na mão. O apoio incondicional de Max Mosley, bem como os votos que este tem e o apelo que o inglês fez para que as federações apoiassem-o, num projecto de continuidade, bem como o facto de este processo de eleição ser um pouco "nublado" (apesar de ser um sistema de voto secreto), pareciam garantir que Todt iria ser eleito, numa espécie de troca anglo-britânica (dos três últimos presidentes da FIA, dois eram britânicos, intercalados pelo francês Jean-Marie Balestre).

A candidatura de Ari Vatanen, um ex-piloto de reconhecida craveira, que teve uma segunda carreira como deputado ao Parlamento Europeu, onde esteve dez anos na bancada conservadora, fizeram-no aos olhos de muitos como um homem respeitado. Tendo vindo dos ralies, seria uma cara nova numa federação centralizada na Formula 1, e teria o apoio de boa parte das federações europeias e americanas. Mas muitos diziam que Vatanen não iria bater Todt, seu director desportivo nos tempos da Peugeot Sport, nos anos 80, pois este tinha o apoio das federações asiáticas, africanas e outras de menor expressão.

Ora, nos últimos tempos, esse quadro foi modificado. Primeiro, com o apoio de Mohamed bin Suleyman, um dos vice-presidentes da FIA, a Vatanen. Não porque ele decidiu mudar de campo, mas... porque foi obrigado a isso. Algumas casas reais do Golfo Pérsico não gostaram da postura de Mosley nos últimos tempos e decidiram que era altura de mandar um sinal para a FIA que certas atitudes deveriam ser penalizadas, logo, era a altura de mudar de politica. como as Federações do Golfo tem peso (calcula-se que possam ter máximo 25 por cento dos votos) a vitória pode não ser esmagadora para o baixinho francês.

Mas tem mais: há algumas semanas atrás, Todt afirmou numa entrevista que a Africa do Sul não estaria interessada em receber de novo a Formula 1 no seu pais, nomeadamente em Kyalami. Tais declarações não cairam nada bem quer na federação sul-africana, que no próprio país, que como sabem, prepara o Mundial de Futebol, que se realizará no ano que vem. Belaulah Schoeman, o presidente da federação local, alegou que tais declarações foram ultrajantes, e que a Africa do Sul, tal como muitos outros países, está interessada em ter a Formula 1 de volta.

"As declarações são um insulto não só à Africa do Sul, mas a todos os países africanos. Tivemos várias corridas bem-sucedidas aqui. E todos os GPs são transmitidos temporada após temporada em nosso país", declarou Schoeman.


E sendo esta a mais poderosa do continente africano, nada a impede de fazer campanha por Vatanen e influenciar outras federações da zona...

Com tudo isto em jogo, isto pode significar que a corrida para a presidência pode estar mais renhida do que se julga. Em teoria, o candidato vencedor pode ter uma vantagem de 60-40, ou seja: se Todt vencer, será uma vitória suada. Caso Vatanen acabe na cadeira da FIA, seria uma combinação de resultados que vai desde o "trabalho de sapa" dos seus promotores (as federações americana e alemã), em conjunto com os descontentes e as "ordens vidas de cima"...

Em suma: nestas eleições, tudo é possivel.

7 comentários:

Rodolfo Matos disse...

Nesse caso da federação sul-africana, suspeito que o presidente esteja com Vatanen desde o início e esteja usando a história do GP da África do Sul pra parecer que Todt é truculento. Essa reação é um tanto quanto desproporcional.

Unknown disse...

a visão do panorama rapaz, mais tenho uma suspeita... um cara com o perfil politico de ari vatanen, que sei que está indo muito bem no europarlamento, não ia se mandar de candidato so pra perder.... acho que ele ainda tem um as embaixo da mesa.

e que ironia! o candidato vindo da F1 tem os votos do terceiro mundo, e o candidato do Rally os votos da Europa! claro que isto é generalizando...

Speeder76 disse...

Rodolfo:

Também achei que tal reacção era desporporcional, de inicio. Mas depois pensei melhor, e sabendo eu que Todt não é flor que se cheire... pode não ser tão desproporcional assim.

Luis:

Ele tem os seus ases debaixo de mesa, claro! Nem toda a Europa o apoia, meu caro. Um dos seus vice-presidentes é o responsável máximo da federação alemã, tem o apoio do Mónaco, tem o apoio dos americanos e claro, dos árabes. Daí ter chegado à conclusão que cheguei. E também li uma noticia, na semana passada, que a votação está mesmo a ser renhida. A noticia do apoio saudita no AS britânico pode não ser tão inocente assim...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...

Vou te falar uma coisa.
Entendi que Vatanen quer equiparar a F1 as outras categorias, mas não fazer com que as outras cresçam e sim que a F1 desinfle para ficar no mesmo nivel das outras.
Isto é loucura, a F1 sempre foi o top do automobilismo e se isto incomoda a algum dirigente ele que se lasque e vá fazer outra coisa da vida.
Tentar fazer com que a categoria regrida é ridiculo e ja me faz pensar que este nórdico não passa de um Ecclestone mais jovem e menos tarado.

Rodolfo Matos disse...

Mas não é estranho o apoio da FOTA a Vatanen?

Speeder76 disse...

Groo:

Sei da história do Vatanen querer equiparar as outras categorias à Formula 1, mas não no sentido que falas. Acho que seria péssimo se fizesse isso. Acredito mais que queria igualar, ou aproximar, o WRC ou o Le Mans Series à categoria que tem a Formula 1 actualmente. Nem a FOTA, que o apoia, quereria isso.

Rodolfo:

Não acho estranho o apoio da FOTA. Foi um apoio que teve desde a primeira hora, na altura das confusões que deram lugar à cisão FOTA/FIA. Ele é uma personagem externa da Formula 1, não tem ou apoia as ideias malucas do "Zé das Medalhas" Ecclestone, por exemplo.

Não se podem esquecer que é uma personagem respeitadíssima na Europa. É finlandês (a Finlândia é dos paises menos corruptos do mundo) é ex-piloto e uma personalidade com fama de conciliadora. Neste aspecto, o automobilismo pode ter tudo a ganhar caso seja eleito.