domingo, 11 de outubro de 2009

Noticias: Williams confirma Barrichello e Hulkenberg; Koboyashi corre de Toyota em Interlagos

A Toyota anunciou hoje que Timo Glock vai estar de fora do GP do Brasil, em Interlagos, devido a uma fractura numa das vértebras, detectada num exame de rotina após o seu acidente na qualificação do GP do Japão, que o impediu de alinhar em Suzuka, no dia seguinte. O seu substituto vai ser o japonês Kamui Kobayashi, piloto de testes da marca, e que corre actualmente na GP2.


"Obviamente, todos na equipa estão muito desapontados e sentem imenso por Timo. Nós lhe desejamos uma recuperação muito rápida", afirmou John Howett, presidente da Toyota, lamentando o sucedido. "Ele permanecerá na Alemanha em processo de recuperação. Nós esperamos que possa se recuperar a tempo da prova em Abu Dhabi, embora neste momento a situação não esteja clara.", concluiu.

Quanto ao seu substituto, Howett confia nas suas capacidades:"Kamui foi a escolha natural para substituí-lo e ele provou em Suzuka que é capaz de manter o ritmo", disse, citado pelo site brasileiro Tazio. "É uma tarefa difícil para ele, mas ele sabe que a equipe lhe dará total apoio e nós sabemos que ele está motivado para fazer valer esta oportunidade inesperada.", concluiu.


Koboyashi, de 23 anos, estreou-se no karting em 1986, e está na toyota desde 2001, ano em que entrou no programa de desenvolvimento da marca. Em 2003 foi patra a Europa, onde começou a correr na Formula Renault alemã. Em 2005 foi o campeão da Formula Renault Eurocup, ao mesmo tempo que também vencia a série italiana, pela Prema Power Team. Nas duas épocas seguintes corre na Formula 3 Euroseries, onde consegue um quarto lugar na temporada de 2007, com uma vitória.


Em 2008 começa a correr na GP2, pela DAMS, onde vence uma corrida, e na estreante GP2 Asia Series, onde conseguiu duas vitórias e foi sexto no campeonato. Este ano, ainda na DAMS, depois de vencer a segunda temporada da GP2 Asia Series, esteve mais modesto na temporada da GP2, terminando na 16ª posição do campeonato, com um pódio.



Entretanto, esta manhã o site brasileiro Grande Prémio anunciou que a Williams confirmou a sua dupla de pilotos para 2010, e esta vai ter um estreante e o mais velho dos actuais pilotos do pelotão: Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg. A noticia fala que Barrichello assinou por uma temporada pela equipa de Frank Williams, no qual ainda não se saber qual é o valor do contrato, nem com que motores a equipa irá correr na próxima temporada.



Caso este seja o anuncio oficial, Barrichello, actualmente com 37 anos, irá para a sua 18ª temporada na Formula 1, vais ser o quinto brasileiro a correr na equipa de Frank Williams. O primeiro foi José Carlos Pace, em 1972 (com um chassis March), depois foi Nelson Piquet, em 1986 e 87, em que venceu o seu terceiro título mundial, Ayrton Senna em 1994, numa parceria com desfecho trágico, e por fim António Pizzonia, que correu nove GP's em 2004 e 2005.

1 comentário:

Ron Groo disse...

Espero que Kamui Kobayashi tenha um debut melhor do que o que teve o filho do Satoru aqui no Brasil, embora eu ache que ele ficará no mesmo nível de todos os que estrearam com o campeonato em andamento...

Quando ao 1B na Williams estou em duvida. Não sei se choro ou fico revoltado...