sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um grande ponto de interrogação chamado A1GP

Antes que o GP do Brasil nos submerga a todos, achei por bem trazer à baila o A1GP. Digo isto porque ao longo da semana tive mais do que uma conversa com algumas pessoas ligadas ao meio para que estivesse de alerta sobre a "Taça do Mundo das Nações", ou a competição organizada pelo luso-sul-africano Tony Teixeira. Alguns desses meus amigos no meio juravam a pés juntos que isto iria ser cancelado. Não acredito muito nisso, mas a nuvem de suspeição é grande, apesar das garantias.

O site português Supermotores fez um resumo do que se passa: quando faltam seis dias para o arranque, os carros ainda não sairam de Inglaterra, ninguém em Brisbane sabe quando é que o avião com os carros chegará, embora a organização alegue que os carros estão a ser modificados a pedido da FIA, e que por isso o teste, marcado para este fim de semana foi cancelado.

Entretanto, Greg Hooton, Director Geral do Nikon Super GP (o nome oficial do GP de surfers Paradise), deu ontem uma conferência de imprensa em que afirmou laconicamente: "Até aqui o A1GP ainda não desrespeitou o contrato que tem com a Gold Coast Motor Events Company (a entidade promotora do evento australiano)." O que se sabe neste momento é que estão inscritos 19 carros para esta ronda, entre os quais Portugal, mas curiosamente, também, não se sabem os nomes de quaisquer pilotos participantes.

O estado de Queensland é que não está a achar piada nenhuma a este impasse, e já ameaçou cancelar a corrida e processar a A1GP por incumprimento do contrato. Mas também ficou-se a saber que até à passada semana, os carros estavam retidos pela firma de entregas Delivered on Time, devido a atrasos no pagamento.

Outro grande ponto de interrogação chama-se Ferrari Spa. Muito calada no meio disto tudo, pois afinal "empresta" o nome à série (mas não sai de graça), não se pronunciou publicamente sobre o assunto e recusa-se a fazê-lo por agora. Mas como tem algum a receber, e há aida o caso dos direitos, acredito que não gostaria de estar associado a um campeonato em risco de cancelamento...

Um dos meus amigos no meio afirmava que as dívidas são grandes, e que com a assinatura deste contrato de direitos, anunciada há algumas semanas, algum do dinheiro recebido serviu para pagar dívidas, para desbloquear os carros e seguir por diante os planos para uma quinta temporada da A1GP. Que pode nem acontecer, ou ser a última...

1 comentário:

kimi_cris disse...

O campeonato A1GP está em mau lençois nao sei se se vai aguentar muito mais tempo.

Grande Abraço!

Kimi_Cris