Enquanto que em Valência algumas das equipas fazem os seus primeiros quilómetros de 2010, outros lutam para ter os seus carros prontos a tempo de 14 de Março, data do GP do Bahrein, no agora modificado circuito de Shakir. Mas nos noticiários de hoje domina a sdombre de uma equipa do qual nunca ouvimos falar antes, e que comprou o espólio da Toyota no final do ano passado: a Stefan GP.
A razão porque hoje esta "equipa-mistério" divide os noticiários de hoje é por dois motivos: primeiro, porque anunciou no seu sitio oficial que, mesmo sem que a FIA lhe tenha dado licença para competir no campeonato do mundo de 2010, irá estar presente dentro de um mês no Bahrein, e segundo, porque anunciou esta tarde que irá dar as suas primeiras voltas no circuito de Portimão, entre os dias 25 e 28 de Fevereiro, provavelmente com o japonês Kazuki Nakajima ao volante.
É certo que nunca ninguém no universo automobilistico ouviu falar do sérvio Zoran Stephanovic. Mas é mais certo que eles adquiriram, com a complacência da Toyota, as instalações de Colónia, cerca de 150 engenheiros, os planos do TF110, motores e eventualmente Kazuki Nakajima. Passa-me a ideia que Stefanovic esteja a fazer a mesma coisa que o pessoal da Genii Capital fez em relação à Renault: cuidar da equipa, enquanto que a construtora garante um financiamento a curto prazo, tal como fez a Honda em relação à Brawn GP. Mas aqui sabia-se com quem contar, e a solução durou uma época, finda a qual, a Mercedes adquiriu a estrutura e mudou de nome.
Tal ideia parece-me ser lógica, pois outra não me ocorre na minha mente. Se vocês têm outras ideias ou pensamentos, por favor, partilhem-nas comigo. Mas, independemtemente das "teorias da conspiração", eis um facto interessante: esta "Stefan GP" aparenta ter muito mais garantias do que as já anunciadas e "apertadas" Campos Meta e USF1, que não sabemos se estarão presentes em Shakir, daqui a seis semanas e meia...
Ah! Só mais um pormenor: entre os vários funcionários que a equipa tem, um deles destaca-se: Mike Coughlan. Ainda se lembram dele?
6 comentários:
Estão a arriscar tudo. Ótimo, aliás, este negócio de ser aprovado pela FIA elitizou (e antipatizou) por demais a categoria. Ah sim, obrigado pelo conselho ortográfico e creio que no caso da palavra (ou palavras) em questão o hífen "já era". Vivo sempre a procurar o texto do acordo ortográfico para redigir os documentos que preciso.
Somando isso com o sumiço das equipes novatas, que ainda não responderam à altura aos comentários de Bernie Ecclestone, não será surpresa se a SGP alinhar seus carros num grid ainda este ano, seja como 14ª ou ainda 13ª equipe.
olha me faz lembrar da super aguri barrada na porta do autódromo. é um jeito de presionar.
e mais de um jormnalista vai dizer que comoé possivel não estar aqui a USF1 e a Campos, se tem uma equipe pronta que acabou de ser preparada para o mudial lá na porta do autódromo. e eu acho certo! é o fim da picada depois de ter deixado pra atrás equipes como a Prodrive, agora ter que dar tempo pras equipes novas, como se fossem as únicas
Torço para que a Stefn GP consiga uma vaga, contanto que nenhuma equipe escrita tenha que sair; será que teremos uma pré-qualificação??
Pessoal:
Li há pouco o James Aleen e disse uma coisa interessante: a FIA pode já ter acordado nos bastidores a entrada da Stefan GP na Formula 1, daí o camião no Bahrein. E pode também ter dado a hipótese às novas equipas de falharem três corridas antes de poderem correr no campeonato.
Para complementar as coisas, a FIA pode estar inclinado a vetar a entrada do Tony Teixeira na capital da Campos, devido ao facto de Teixeira ter demasiados problemas com a justiça. Ou seja: ou a Campos arranja outro comprador, ou então não há Campos para 2010, com prejuizo do Bruno Senna...
Quem perde com este vai e não vai da Campos é o Bruno Senna. Aparece-lhe um homem a dizer que tem tudo e mais alguma coisa e depois é o que se vê. Acho bem que o Adrian Campos se decida a deixar a StefanGP ocupar o seu lugar pois está mais que visto que a Campos não pode pagar a ninguém.
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